A INFLUÊNCIA DOS CONECTIVOS ADVERSATIVOS NA LEITURA DE ESTUDANTES GRADUANDOS E DO ENSINO MÉDIO DURANTE O PROCESSAMENTO DE PERÍODOS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores/as

  • Antonia Gibson Simões
  • Márcio Leitão
  • Henrique Miguel Lima Silva
  • Danielli Cristina Lima Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54916

Palabras clave:

Conectivos, processamento de períodos, frequência, Psicolinguística Educacional.

Resumen

Esta pesquisa investigou a influência dos conectivos adversativos no processamento de períodos em português brasileiro, a partir do Modelo Estratégico de Processamento (DIJK e KINTISCH, 1983), da observação sobre a facilitação na leitura de textos com conectivos (MILLIS E JUST, 1994), do tipo de relação de coerência manifestado pelo conectivo (SANDERS & NOORDMAN, 2000; TRAXLER E COLEGAS, 1997; MURRAY, 1997; CROSSON ET.AL, 2008) e da frequência de uso de conectivos em leitores graduandos e de ensino médio (CROSSON et. al., 2008). Dois experimentos foram realizados. No experimento 1, com tarefa on-line de leitura automonitorada (movie window), teste de familiaridade e questionário sobre o perfil do leitor, investigamos o papel dos conectivos no processamento textual observando a influência de conectivos adversativos e da frequência de uso de conectivos adversativos na leitura de graduandos em textos com e sem os conectivos mas, porém, e, todavia. No experimento 2, utilizamos o mesmo design experimental e tarefas off-line do experimento 1, entretanto, os leitores eram do ensino médio. Fundamentados no mapeamento da leitura da parte inicial e final de proposições antecedidas ou não por conectivos adversativos, concluímos que a existência desses conectivos facilitou a leitura de períodos e, também, a recuperação do conteúdo do texto. Além disso, o papel dos conectivos foi influenciado pela frequência de uso e familiaridade do leitor com os conectivos investigados e pela idade/nível de escolaridade do leitor. A Psicolinguística Educacional, por meio de tarefa experimental on-line e off-line, pode auxiliar os docentes na avaliação sobre processo de conhecimento/aprendizagem dos alunos sobre assuntos relacionados à leitura/compreensão de recursos de coesão e de coerência textual.

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Biografía del autor/a

Antonia Gibson Simões

Graduado en Letras de la Universidad Federal de Paraíba (2011), Máster en Psicolingüística por el Programa de Posgrado en Lingüística (PROLING / UFPB), 2014, y también miembro del Laboratorio de Procesamiento Lingüístico (LAPROL). Doctorado por el Programa de Postgrado en Lingüística (PROLING) de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB) con un proyecto que investiga la realidad psicológica de los postulados relacionados con la Lingüística Textual. Investigador con publicaciones nacionales e internacionales en el área de Lingüística y áreas relacionadas.          

Publicado

2021-02-12

Cómo citar

Simões, A. G., Leitão, M., Lima Silva, H. M., & Lima Silva, D. C. . (2021). A INFLUÊNCIA DOS CONECTIVOS ADVERSATIVOS NA LEITURA DE ESTUDANTES GRADUANDOS E DO ENSINO MÉDIO DURANTE O PROCESSAMENTO DE PERÍODOS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO. PROLÍNGUA, 15(2), 127–144. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54916