A INFLUÊNCIA DOS CONECTIVOS ADVERSATIVOS NA LEITURA DE ESTUDANTES GRADUANDOS E DO ENSINO MÉDIO DURANTE O PROCESSAMENTO DE PERÍODOS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54916Mots-clés :
Conectivos, processamento de períodos, frequência, Psicolinguística Educacional.Résumé
Esta pesquisa investigou a influência dos conectivos adversativos no processamento de períodos em português brasileiro, a partir do Modelo Estratégico de Processamento (DIJK e KINTISCH, 1983), da observação sobre a facilitação na leitura de textos com conectivos (MILLIS E JUST, 1994), do tipo de relação de coerência manifestado pelo conectivo (SANDERS & NOORDMAN, 2000; TRAXLER E COLEGAS, 1997; MURRAY, 1997; CROSSON ET.AL, 2008) e da frequência de uso de conectivos em leitores graduandos e de ensino médio (CROSSON et. al., 2008). Dois experimentos foram realizados. No experimento 1, com tarefa on-line de leitura automonitorada (movie window), teste de familiaridade e questionário sobre o perfil do leitor, investigamos o papel dos conectivos no processamento textual observando a influência de conectivos adversativos e da frequência de uso de conectivos adversativos na leitura de graduandos em textos com e sem os conectivos mas, porém, e, todavia. No experimento 2, utilizamos o mesmo design experimental e tarefas off-line do experimento 1, entretanto, os leitores eram do ensino médio. Fundamentados no mapeamento da leitura da parte inicial e final de proposições antecedidas ou não por conectivos adversativos, concluímos que a existência desses conectivos facilitou a leitura de períodos e, também, a recuperação do conteúdo do texto. Além disso, o papel dos conectivos foi influenciado pela frequência de uso e familiaridade do leitor com os conectivos investigados e pela idade/nível de escolaridade do leitor. A Psicolinguística Educacional, por meio de tarefa experimental on-line e off-line, pode auxiliar os docentes na avaliação sobre processo de conhecimento/aprendizagem dos alunos sobre assuntos relacionados à leitura/compreensão de recursos de coesão e de coerência textual.