A INFLUÊNCIA DOS CONECTIVOS ADVERSATIVOS NA LEITURA DE ESTUDANTES GRADUANDOS E DO ENSINO MÉDIO DURANTE O PROCESSAMENTO DE PERÍODOS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO

Auteurs

  • Antonia Gibson Simões
  • Márcio Leitão
  • Henrique Miguel Lima Silva
  • Danielli Cristina Lima Silva

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54916

Mots-clés :

Conectivos, processamento de períodos, frequência, Psicolinguística Educacional.

Résumé

Esta pesquisa investigou a influência dos conectivos adversativos no processamento de períodos em português brasileiro, a partir do Modelo Estratégico de Processamento (DIJK e KINTISCH, 1983), da observação sobre a facilitação na leitura de textos com conectivos (MILLIS E JUST, 1994), do tipo de relação de coerência manifestado pelo conectivo (SANDERS & NOORDMAN, 2000; TRAXLER E COLEGAS, 1997; MURRAY, 1997; CROSSON ET.AL, 2008) e da frequência de uso de conectivos em leitores graduandos e de ensino médio (CROSSON et. al., 2008). Dois experimentos foram realizados. No experimento 1, com tarefa on-line de leitura automonitorada (movie window), teste de familiaridade e questionário sobre o perfil do leitor, investigamos o papel dos conectivos no processamento textual observando a influência de conectivos adversativos e da frequência de uso de conectivos adversativos na leitura de graduandos em textos com e sem os conectivos mas, porém, e, todavia. No experimento 2, utilizamos o mesmo design experimental e tarefas off-line do experimento 1, entretanto, os leitores eram do ensino médio. Fundamentados no mapeamento da leitura da parte inicial e final de proposições antecedidas ou não por conectivos adversativos, concluímos que a existência desses conectivos facilitou a leitura de períodos e, também, a recuperação do conteúdo do texto. Além disso, o papel dos conectivos foi influenciado pela frequência de uso e familiaridade do leitor com os conectivos investigados e pela idade/nível de escolaridade do leitor. A Psicolinguística Educacional, por meio de tarefa experimental on-line e off-line, pode auxiliar os docentes na avaliação sobre processo de conhecimento/aprendizagem dos alunos sobre assuntos relacionados à leitura/compreensão de recursos de coesão e de coerência textual.

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Biographie de l'auteur

Antonia Gibson Simões

Diplômé en lettres de l'Université fédérale de Paraíba (2011), Master en psycholinguistique du programme de troisième cycle en linguistique (PROLING / UFPB), 2014, et également membre du Laboratoire de traitement linguistique (LAPROL). Doctorat du programme de troisième cycle en linguistique (PROLING) de l'Université fédérale de Paraíba (UFPB) avec un projet sur la réalité psychologique des postulats liés à la linguistique textuelle. Chercheur avec publications nationales et internationales dans le domaine de la linguistique et des domaines connexes.          

Publiée

2021-02-12

Comment citer

Simões, A. G., Leitão, M., Lima Silva, H. M., & Lima Silva, D. C. . (2021). A INFLUÊNCIA DOS CONECTIVOS ADVERSATIVOS NA LEITURA DE ESTUDANTES GRADUANDOS E DO ENSINO MÉDIO DURANTE O PROCESSAMENTO DE PERÍODOS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO. PROLÍNGUA, 15(2), 127–144. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54916