TRANSFORM(A)AÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: ATIVIDADES DIDÁTICAS BASEADAS NOS LETRAMENTOS CRÍTICOS

Auteurs

  • Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite Universidade Federal de São João del-Rei/Professora Adjunta
  • Altair dos Santos Bernardo Júnior Universidade Federal de São João del-Rei

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58780

Mots-clés :

Letramentos Críticos. Habitus. Atividades Didáticas. Língua Inglesa. BNCC.

Résumé

O principal objetivo deste artigo é propor três atividades didáticas para o ensino de língua inglesa, pautadas pelos parâmetros indicados pela BNCC do 6° ano do Ensino Fundamental, em concordância com a perspectiva dos Letramentos Críticos (COSTA LEITE 2018; MATTOS 2012; SILVA 2012). Além disso, buscamos construir uma ponte entre tal teoria e o conceito de habitus (BOURDIEU, 1983), mostrando como os Letramentos Críticos podem auxiliar na construção de um habitus mais crítico. Concluímos com a visão de que os papéis da escola e da aula de língua inglesa, em específico, devem perpassar o ensino do conteúdo pelo conteúdo, podendo promover a formação cidadã, em prol da justiça social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Altair dos Santos Bernardo Júnior, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Letras Língua Inglesa e suas Literaturas na Universidade Federal de São João del-Rei.

Publiée

2021-12-10

Comment citer

Carvalho Costa Leite, P. M. de, & dos Santos Bernardo Júnior, A. (2021). TRANSFORM(A)AÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: ATIVIDADES DIDÁTICAS BASEADAS NOS LETRAMENTOS CRÍTICOS. PROLÍNGUA, 16(2), 90–104. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58780