DISCURSIVIZAÇÃO DA IMAGEM NAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Autores

  • Enedina Cristine da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • María del Pilar Roca Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Na dimensão educacional o gênero imagético corresponde também às múltiplas linguagens que estimulam uma comunicação interacional, ideológica e intencional. Em virtude disso, é completamente necessária a indicação do seu estudo em componentes curriculares oficiais, como os indicados pelo Governo do Estado de Pernambuco. Portanto, esse artigo teve por objetivo verificar se a imagem compõe os conteúdos do Ensino Médio da disciplina Língua Portuguesa, bem como identificar quais os tipos indicados. Para isso, serviu-se de uma pesquisa empírica qualitativa tendo como base certas observações sobre a linguagem evidenciada em Bronckart (2006) e Machado (2004), assim como uma compreensão de situação autêntica versus situação simulada trazida por Roca (2011), além de uma concepção imagética evidenciada por Abraham Moles (1991) e Will Eisner (2005). O campo de estudo delimitado foram as Orientações Teórico-Metodológicas, documento curricular adotado para as séries do Ensino Médio das escolas estaduais do município de Aliança-PE. O que se percebeu é que o tipo de imagem indicada para estudo é a visual, especificamente a publicitária com ênfase no 2º ano, na primeira e na quarta unidades didáticas, de maneira instrumentalizada, porque essa é monitorada por um Sistema de Monitoramento dos Conteúdos (SMC). Conforme ocorra a presença de questões que exigem a interpretação do gênero imagético em avaliações como o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Pernambuco (SAEPE) e o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB), as Orientações Teórico-Metodológicas contemplam o estudo do gênero em questão. O que nos leva a concluir que os conteúdos indicados pelas Orientações Teórico-Metodológicas têm por finalidade explícita o êxito dos alunos em avaliações propostas tanto pelo Governo Estadual quanto pelo Governo Federal. O cerne da questão é que o tipo de imagem mais indicada são as publicitárias, restando para cada educador a vontade e a responsabilidade de trazer para o centro de ensino outros tipos de imagens passíveis de discussão quanto a evidenciada.

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Publicado

2013-09-17

Como Citar

Silva, E. C. da, & Roca, M. del P. (2013). DISCURSIVIZAÇÃO DA IMAGEM NAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. PROLÍNGUA, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/16916

Edição

Seção

Artigos