ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO MULTIMODAL DE REPRESENTAÇÕES DA MULHER NA MÚSICA POP: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMAGEM DINÂMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48736

Resumo

Este artigo, tendo como objeto de análise o videoclipe da música Mrs. Potato Head, da cantora Melanie Martinez, objetiva discutir as representações da mulher construídas por meio do texto multimodal tendo em vista suas marcas ideológicas e as relações de poder nele imbricadas. Para tal, fazemos uso de estudos em Multimodalidade e Análise Crítica do Discurso, a partir de conceitos e categorias de análise da gramática do design visual de Kress e van Leeuwen (2006), bem como do modelo tridimensional de Fairclough (2015[1989], 1995). Os resultados demostram que as representações da mulher são marcadas pelas ações e discursos de dois agentes principais: a figura masculina e a mídia, a partir da influência de visões hegemônicas sobre beleza e das relações assimétricas de poder entre homem e mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-06

Como Citar

Bezerra, F. A. S., & Aureliano Gomes, B. (2020). ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO MULTIMODAL DE REPRESENTAÇÕES DA MULHER NA MÚSICA POP: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMAGEM DINÂMICA. PROLÍNGUA, 14(2), 28–44. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48736