[62307] COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CURRÍCULOS DE CURSO DA SAÚDE

Autores

  • Gabrielle Mangueira Lacerda Mestranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-9176-0686
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA),
  • Maria Rosilene Cândido Moreira
  • Franklin Delano Soares Forte UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2022v26n1.62307

Palavras-chave:

Promoção da Saúde; Universidades; Estudantes; Determinantes Sociais da Saúde; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Competência Profissional.

Resumo

Objetivo: analisar os projetos pedagógicos (PP) de cursos de graduação em saúde quanto a abordagem das competências essenciais para a promoção da saúde (CompEPS).

Método: Estudo documental conduzido com base em 11 PP de cursos da área da saúde, de uma Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito ao perfil do egresso, objetivos, competências e habilidades. Utilizou-se o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, IRaMuTeQ®, por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), para auxiliar a análise do material documental à luz da Matriz CompEPS.

Resultados: Os nove domínios da matriz CompEPS e suas respectivas competências investigadas foram identificadas nos PP, com destaque nos currículos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social Perfil, objetivos, competências e habilidades sinalizam a abordagem das competências para a promoção da saúde na formação dos discentes dos cursos estudados. Isso traz uma perspectiva de intencionalidade por parte dos PP em desenvolver profissionais promotores da saúde.

Conclusão: Observou-se a manifestação de todas as competências da matriz CompEPS nos PP, o que representa um processo importante em direção a uma formação e prática da promoção da saúde. Refletir sobre o contexto da promoção da saúde voltado para os PP representa um indicativo importante para melhorias de atuação dos profissionais no Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

Gabrielle Mangueira Lacerda, Mestranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, Campus Universitário I. Castelo Branco I. João Pessoa, Paraíba, Brasil. 58051-900. gabrieellecz@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-9176-0686

Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA),

Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Pós Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UECE, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Crato, Ceará. Brasil, CEP: 63105-000, fatimaantero@uol.com.br https://orcid.org/0000-0002-2541-8441

Maria Rosilene Cândido Moreira

Maria Rosilene Cândido Moreira, Doutora em biotecnologia, Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Faculdade de Medicina, Barbalha, Ceará. Brasil. CEP:63.048-080. rosilene.moreira@ufca.edu.br. https://orcid.org/0000-0002-9821-1935

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Publicado

2022-03-28

Como Citar

Lacerda, G. M., Machado, M. de F. A. S. ., Moreira, M. R. C. ., & Forte, F. D. S. (2022). [62307] COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CURRÍCULOS DE CURSO DA SAÚDE. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 26(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2022v26n1.62307

Edição

Seção

Pesquisa e Práxis no desenvolvimento da Saúde Coletiva no Nordeste