Produtividade de Leucena e de Pau-Ferro Submetidas a Três Alturas de Corte, sob Irrigação
Resumo
Avaliou-se o efeito de três alturas de corte sobre a produtividade total, rendimento forrageiro e produtividade de folhas de leucena (Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit.) e pau-ferro (Caesalpinia ferrea Mart.) sob condição de culturas irrigadas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições, sendo as parcelas constituídas por plantas associadas às alturas de corte (30, 50 e 100 cm) e as subparcelas por épocas de corte. A unidade experimental foi composta por vinte plantas, espaçadas de 1,00x1,50 m. Aos 120 dias após o corte de uniformização, em plena época de chuvas, foi realizado o primeiro corte experimental. Os demais cortes seguiram-se no mesmo intervalo, durante um ano. Foi feita análise de variância e aplicou-se o teste t de Student para comparação das médias. A produção total de leucena foi maior (P<0,05) no corte a 100 cm de altura, porém o pau-ferro não apresentou efeito da altura de corte. Contudo, o rendimento forrageiro das duas forrageiras não variou nas diferentes alturas de corte. Leucena mostrou maior produção total (P<0,05) que o pau-ferro em todos os cortes e alturas de corte. O maior rendimento forrageiro da leucena e a sua maior produtividade de folhas, nas diferentes alturas e cortes, denotam sua superioridade forrageira em relação ao pau-ferro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-12
Como Citar
Miura, C. L. Q., Nascimento, M. do P. S. C. B., Oliveira, M. E. de, Reis, J. B. de C., Lopes, J. B., & Nascimento, H. T. S. do. (2009). Produtividade de Leucena e de Pau-Ferro Submetidas a Três Alturas de Corte, sob Irrigação. Revista Científica De Produção Animal, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42660
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).