Características estruturais, interceptação de luz e massa de forragem em diferentes idades de rebrota do estilosantes Campo-Grande

Autores

  • Raniel Lustosa de Moura Instituto de Ensino Superior Multiplo
  • Maria do Perpétuo Socorro Cortez Bona do Nascimento Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Piauí – UFPI – Campus da Socopo – 64049.550 – Teresina-PI.
  • Marcônio Martins Rodrigues Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Piauí – UFPI – Campus da Socopo – 64049.550 – Teresina-PI.
  • Maria Elizabete de Oliveira Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Piauí – UFPI – Campus da Socopo – 64049.550 – Teresina-PI.
  • João Batista Lopes Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Piauí – UFPI – Campus da Socopo – 64049.550 – Teresina-PI.

Resumo

Avaliaram-se a altura das plantas, o índice de área foliar (IAF), a massa de forragem e a interceptação luminosa (IL) de plantas de estilosantes Campo-Grande, em cinco idades de rebrota (30, 35, 40, 45 e 50), na presença e na ausência da adubação fosfatada (50 kg/ha P2O5). Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema fatorial 2 x 5. A altura das plantas, o IAF e a massa de forragem cresceram linearmente com o avanço da idade de rebrota, enquanto a IL foi descrita por um modelo quadrático, decrescendo a partir de 45 dias. Com a sucessão dos cortes, em cada idade de rebrota, foi constatado decréscimo na altura das plantas, exceto na idade de 30 dias, enquanto o IAF apresentou-se predominantemente crescente em todas as idades e a massa foliar foi ligeiramente crescente às idades de 30 e 35 dias e decrescente nas demais. A adubação fosfatada não tem efeito sobre a altura, IAF, IL e massa de forragem. As idades de rebrota de 30 e 35 dias apresentam, além de outras características positivas, estabilidade na manutenção da massa de forragem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-10-17

Como Citar

Moura, R. L. de, Nascimento, M. do P. S. C. B. do, Rodrigues, M. M., Oliveira, M. E. de, & Lopes, J. B. (2014). Características estruturais, interceptação de luz e massa de forragem em diferentes idades de rebrota do estilosantes Campo-Grande. Revista Científica De Produção Animal, 16(1), 17–24. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42755

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>