Uso de ferramentas de gestão na atividade leiteira: um estudo de caso no sul de Minas Gerais

Autores

  • Marcos Aurélio Lopes Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Eduardo Mitke Brandão Reis Universidade Federal do Acre
  • Fabiana Alves Demeu 3Instituto Federal de Rondônia, Ariquemes, RO, Brasil. Bolsista Capes. Doutorando em ciências veterinárias pela Universidade Federal de Lavras, MG, Brasil.
  • Alan Andrade Mesquita Universidade Federal de Lavras, Departamento de Zootecnia, Lavras, MG, Brasil
  • Aguida Garreth Ferraz Rocha Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Uberlândia, MG, Brasil
  • Gideon Carvalho Benedicto Universidade Federal de Lavras, Departamento de Economia e Administração, Lavras, MG, Brasil.

Resumo

Objetivou-se analisar a aplicabilidade das ferramentas de gestão matriz GUT, brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Ciclo PDCA, 5W2H em uma propriedade leiteira visando o levantamento e a correção de pontos falhos e, consequentemente, o aumento da rentabilidade. Especificamente, identificou-se os pontos fortes e recomendou a ferramenta de gestão a ser utilizada para cada ponto fraco diagnosticado. Trata-se de um estudo de caso em um sistema de produção de leite localizado no sul de Minas Gerais, de agosto a dezembro de 2014, em que foram coletados dados e informações a partir de um formulário semiestruturado, respondido pelo zootecnista responsável pelo setor de bovinocultura de leite. Pontos fortes reconhecidos: não contratação de mão-de-obra temporária, uso de inseminação artificial, capacitação constante dos técnicos, presença de nascentes de água, energia elétrica e qualidade da alimentação do rebanho. Os principais pontos fracos encontrados, em ordem decrescente: falta de escrituração zootécnica, bezerreiro coletivo, bezerras doentes em conjunto com as sadias, medicamentos vencidos, inadequada composição e dimensionamento do rebanho, bebedouros sujos e localização do bezerreiro próximo ao curral.  A partir do ranqueamento dos pontos fracos, realizado utilizando-se a brainstorming e a matriz GUT, estipulou-se qual ferramenta de gestão seria utilizada: PDCA, 5W2H e/ou Diagrama de Ishikawa.  Concluiu-se que é possível adequar as ferramentas de gestão, tão utilizadas em outras atividades, à pecuária leiteira; podendo ser usadas de forma contínua para o gerenciamento ou de forma pontual no estabelecimento de um plano ou projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Lopes, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Professor Titular do Departamento de Medicina Veterinária e Bolsista de Produtividade do CNPq

Eduardo Mitke Brandão Reis, Universidade Federal do Acre

prof do centro de ciencias biológias e da natureza,

Fabiana Alves Demeu, 3Instituto Federal de Rondônia, Ariquemes, RO, Brasil. Bolsista Capes. Doutorando em ciências veterinárias pela Universidade Federal de Lavras, MG, Brasil.

prof. do instituto federal de rondonia

Alan Andrade Mesquita, Universidade Federal de Lavras, Departamento de Zootecnia, Lavras, MG, Brasil

Doutorando ciencias veterinárias UFLA

Aguida Garreth Ferraz Rocha, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Uberlândia, MG, Brasil

Profa. do Departamento de medicina veterinária

Gideon Carvalho Benedicto, Universidade Federal de Lavras, Departamento de Economia e Administração, Lavras, MG, Brasil.

Prof. do Departamento de Economia e Administração da UFLA

Downloads

Publicado

2017-10-24

Como Citar

Lopes, M. A., Reis, E. M. B., Demeu, F. A., Mesquita, A. A., Rocha, A. G. F., & Benedicto, G. C. (2017). Uso de ferramentas de gestão na atividade leiteira: um estudo de caso no sul de Minas Gerais. Revista Científica De Produção Animal, 18(1), 26–44. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42780

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)