IMAGEM VIRTUAL: USO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
O uso da imagem, como mediadora de comunicação e sociabilidade humana, não é um fenômeno recente, pois, desde os primórdios, que os homens utilizavam desenhos e pinturas para deixar marcas que os ajudavam a representar sua história. Na contemporaneidade, com o desenvolvimento da microeletrônica, do computador e da cultura midiática, a imagem ganhou relevo e centralidade. Este artigo tem o objetivo de refletir sobre o ser da imagem virtual e seu uso pedagógico. Para tal, fazemos uma incursão por algumas premissas que dão sustentação à pedagogia crítica da visualidade. Posteriormente, visitamos os paradigmas da imagem e seus meios de produção, com o propósito de apreender o ser da imagem virtual. Por fim, investigamos os nexos entre a imagem virtual e os processos educativos. Para isso, acostamo-nos às ideias de Carlos (2008; 2011; 2012), Costa (2005), Santaella, Nöth (1998), Levy (1993; 1996), Virilio (1994), entre outros. Concluímos que a imagem ocupa lugar de destaque nas diversas formas de comunicação utilizadas pelos sujeitos e que, especificamente, a imagem virtual é um meio de acesso, produção e transmissão de conhecimentos.
Palavra-chaves: Imagem. Imagem virtual. Uso pedagógico.
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