FOTOGRAFIA, IMAGINÁRIO E ENSINO RELIGIOSO: UMA LEITURA DOS ESPAÇOS SAGRADOS
Resumo
Entendemos que a fotografia traz uma reserva de lembranças, tradições e emoções e que as imagens fotográficas têm o apelo de evidenciar que são capazes de nos informar, convencer ou persuadir. Este artigo faz uma leitura de três espaços sagrados, a partir do postulado dos estudos do imaginário, com o objetivo de trabalhar a diversidade do fenômeno religioso na de aula de ensino religioso. Os lugares sagrados, simbolicamente, são a materialização de onde o Sagrado se manifesta e se apresenta como palco privilegiado das práticas pedagógicas. Foi possível aprofundar os estudos sobre os espaços sagrados no contexto da sala de aula da disciplina Educação Religiosa; trabalhar com a diversidade do fenômeno religioso; buscar os significados e os simbolismos particulares de cada tradição religiosa, da cultura, dos lugares onde cada pessoa se encontra com seu próximo e, sobretudo, com o Transcendente e consigo mesmo.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Fotografia. Espaço sagradoDownloads
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