FOTOGRAFIA, IMAGINÁRIO E ENSINO RELIGIOSO: UMA LEITURA DOS ESPAÇOS SAGRADOS

Autores

  • Eunice Simões Lins Gomes Universidade Federal da Paraíba UFPB
  • Rafaela Marques Torquato Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Entendemos que a fotografia traz uma reserva de lembranças, tradições e emoções e que as imagens fotográficas têm o apelo de evidenciar que são capazes de nos informar, convencer ou persuadir. Este artigo faz uma leitura de três espaços sagrados, a partir do postulado dos estudos do imaginário, com o objetivo de trabalhar a diversidade do fenômeno religioso na de aula de ensino religioso. Os lugares sagrados, simbolicamente, são a materialização de onde o Sagrado se manifesta e se apresenta como palco privilegiado das práticas pedagógicas. Foi possível aprofundar os estudos sobre os espaços sagrados no contexto da sala de aula da disciplina Educação Religiosa; trabalhar com a diversidade do fenômeno religioso; buscar os significados e os simbolismos particulares de cada tradição religiosa, da cultura, dos lugares onde cada pessoa se encontra com seu próximo e, sobretudo, com o Transcendente e consigo mesmo.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Fotografia. Espaço sagrado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunice Simões Lins Gomes, Universidade Federal da Paraíba UFPB

Profa Pós Dra no Departamento de Educação do Campo DEC no Centro de Educação CE da Universidade Federal da Paraíba UFPB

Rafaela Marques Torquato, Universidade Federal da Paraíba

Bolsita de Iniciação científica e graduanda no curso de ciências das religiões.

Referências

AMORIM FILHO, O.B. Epistemologia, cidade e meio ambiente. BH: Puc-Minas, 2003.

BARROS, A.T.M.P. Sujeito e demiurgia no gesto fotográfico. E-Compós - Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 1-13, maio-ago 2011. Disponível em: http:// www.compos.org.br/seer/index.php/epcompos/article/view/626/518. Acesso em 23 maio 2013.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2000.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Trad. de Helder Godinho. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Trad. de Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FILHO, S. Espaço sagrado: estudos em geografia da religião. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2012.

FLEURI, Reinaldo Matias et al. (Orgs.). Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. Blumenau: Ediouro, 2013.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. SP: Hucitec, 1985.

FONAPER, Parâmetros Curriculares do Ensino Religioso. São Paulo: Ave Maria, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996.

GOMES, Eunice Simões Lins. Ensino Religioso: o imaginário do espaço sagrado. In: GOMES, Eunice Simões Lins e JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Orgs.). Ensino Religioso: religião e cultura. João Pessoa: Ed. UFPB, 2016. p.15-30.

GOMES, Eunice Simões Lins. Um baú de símbolos na sala de aula. São Paulo: Paulinas, 2013.

KRONBAUER, Selenir Corrêa Gonçalves; SOARES, Afonso Maria Ligório (Orgs.). Educação e religião: múltiplos olhares sobre o Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 2013.

MARTINS, Paula Mousinho; SILVA, Teófilo Augusto da. Decifrando a linguagem da caixa preta: Vilém Flusser e a análise do discurso. In: Discursos fotográficos. Londrina, v.9, n.15, p.171-188, jul/dez. 2013.

OLIVEIRA, Lilian Blank. A formação de docentes para o ensino religioso no Brasil: leituras e tessituras. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v.5, n.16, p.247-267, set/dez. 2005.

ROSENDAHL, Z. Espaço e religião: uma abordagem geográfica. Rio de Janeiro: Eduerj, 1996.

SENA, Luzia (Org.). Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2007.

VILCHES, L. Teoría de la imagen periodística. Barcelona: Paidóis Editora, 1993.

TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. Discurso pedagógico, mito e ideologia: o imaginário de Paulo Freire e de Anísio Teixeira. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

Downloads

Publicado

18-11-2016

Como Citar

Gomes, E. S. L., & Torquato, R. M. (2016). FOTOGRAFIA, IMAGINÁRIO E ENSINO RELIGIOSO: UMA LEITURA DOS ESPAÇOS SAGRADOS. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(1), 20–31. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/30332