UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - TIRAS - NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Maria Lucia Gomes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de tecer algumas considerações sobre o uso de histórias em quadrinhos - as tiras - como recurso pedagógico na produção de textos de Língua Portuguesa, articulada a outras áreas do conhecimento, o que possibilita uma ressignificação metodológica no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O currículo escolar da Língua Portuguesa requer a formação de leitores competentes e críticos, o que desafia os profissionais da área de Educação a mobilizarem saberes que viabilizem processos de leitura das linguagens contemporâneas e de sua produção escrita. Nesse sentido, as tiras - um subgênero de histórias em quadrinhos - apresentam-se como uma ferramenta pedagógica, devido à atratividade, à riqueza e à dinamicidade de sua linguagem e de seu conteúdo imagético, que despertam curiosidade e facilitam a leitura visual como também a criatividade na produção de textos escritos, de modo contextualizado e interdisciplinar. Nesta proposta, recorreremos aos estudos de Mendonça (2005), de Carlos (2008, 2010, 2011) e de Marcushi (2007) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (1997), entre outros. Assim, ressaltamos que o uso pedagógico das tiras contribui para potencializar a aprendizagem de conhecimentos do currículo escolar.

Palavras-chave: Tiras. Leitura visual. Produção textual.

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Publicado

18-11-2016

Como Citar

Silva, M. L. G. da. (2016). UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - TIRAS - NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(1), 142–157. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/30339

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência