ESTÁGIO DOCÊNCIA E LEITURA DE IMAGENS NO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UFPB

Autores

  • Robson Xavier da Costa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Marinês Salviano Alves Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo objetiva analisar a contribuição do estágio de docência na disciplina “Leitura de Imagens” para a formação dos estudantes do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. A pesquisa tem caráter qualitativo (MINAYO, 2010), com estudo de caso (YIN, 2010), e foi desenvolvida no período de março a junho de 2016, com o uso de técnicas de observação participante e aplicação de questionários aos discentes. Considerando a importância da formação técnica e dos conhecimentos sobre leituras de imagens para o artista/educador/pesquisador, compreendemos a disciplina como eixo estruturante para a formação do estudante que vai lidar, no cotidiano, com a produção artística e a teoria da arte e/ou atuar como educador em artes visuais. A disciplina ‘Leitura de Imagens’ tem carga horária de 45h, com três créditos, e apresenta uma introdução à semiótica visual (PIETROFORTE, 2004), à Teoria da Gestalt (GOMES FILHO, 2008), à iconografia e à iconologia (PANOFSKY, 1995). Os resultados apontaram que é necessário aprofundar os estudos teóricos e práticos sobre leituras de imagens no Curso de Artes Visuais. Noventa por cento dos arguidos afirmaram que gostariam de continuar estudando técnicas de pesquisa sobre o assunto e identificaram a aplicabilidade dos conteúdos em diferentes áreas.

Palavras-chave: Artes Visuais. Estágio Docência. Leitura de imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Xavier da Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Coordenador do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba/Universidade Federal de Pernambuco e Coordenador da Pinacoteca da UFPB. Professor efetivo Adjunto II e Ex-Chefe do Departamento de Artes Visuais - DAV (2004-2007) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós Doutorando pelo PGEHA MAC/USP (início OUT/2015 - em curso); Doutor em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFRN - 2014), Ex-bolsista do doutoramento pelo Programa Erasmus Mundus 17 da União Europeia pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitectura da Universidade do Minho, Campus de Azurém, Guimarães, Portugal (período: setembro de 2010 a setembro de 2012), Ex-bolsista de Mobilidade de Professores Brasileiros da Fundación Carolina, Universidad de Granada, España (DEZ 2014, JAN e FEV 2015); Mestre em História (UFPB - 2007), especialista em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação (UFPB - 2005), Sociologia (UFPB/CEFET - 1997) e Educação Especial (UFPB - 1995), com formação em Arteterapia pela Clínica Pomar do Rio de Janeiro (2004), Licenciado em Educação Artística - Artes Plásticas (UFPB - 1993). Criador e Ex-Editor da "Revista Intervenções: Artes Visuais em Debate" do Departamento de Artes Visuais da UFPB. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP - foi 2º secretário da ANPAP na gestão 2009-2010. Criador e Coordenador do Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIs) CCTA/UFPB; Criador e Líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI), credenciado pelo CNPq. Atua na área de Artes Visuais, Curadorias, Arte/Educação Inclusiva com ênfase em Educação em Artes Visuais e Estudos de Públicos em Museus de Arte, pesquisando os seguintes temas: Artes Visuais, Arte Contemporânea, Arquiteturas da Arte, Curadorias, Estudos de Públicos em Museus, Educação em Artes Visuais, Arteterapia, Gestão Cultural, História Visual e Arte/Educação Inclusiva.

Marinês Salviano Alves, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (2012). Especialista em Psicopedagogia (2003). Licenciada em Educação Artistica - Artes Plásticas (UFPB - 2000). Atuação como docente no ensino de Artes Visuais com experiência na Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Atua na área de Artes Visuais, Arte/Educação Inclusiva, com ênfase em Educação em Artes Visuais, pesquisando os seguintes temas: Artes Visuais, Arte Contemporânea, Educação em Artes Visuais, Arteterapia, Políticas Públicas e Arte/Educação Inclusiva.Atuando também na área de Inclusão Social, como Arte Educadora na Coordenadoria de Inclusão Social do Município de Cabedelo - Pb.

Referências

BOCK, Ana Maria. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2004

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto. São Paulo: Escrituras, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

PANOFSKY, Erwin. O significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2002.

PIETROFORTE, Antônio Vicente. Semiótica Visual. São Paulo: Contexto, 2004.

PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Docência em Formação).

PIMENTA, S.G; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento de métodos. 4ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

18-11-2016

Como Citar

Costa, R. X. da, & Alves, M. S. (2016). ESTÁGIO DOCÊNCIA E LEITURA DE IMAGENS NO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UFPB. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(1), 111–122. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/30394

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência