FILME COMO MATERIAL DIDÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA INTERVENCIONISTA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA
Resumo
Este artigo resultou de um trabalho de conclusão de curso, desenvolvido ao longo de quatro Estágios Supervisionados em Geografia, da Universidade Estadual de Feira de Santana, em um colégio público dessa cidade. Propõe uma discussão acerca de como a utilização de materiais didáticos – em especial, a produção cinematográfica – pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos. Para tal, elenca e analisa limites e possibilidades, assim como dilemas e cuidados ao utilizá-lo em sala de aula. A metodologia empregada engaja-se nos contornos da pesquisa social de cunho qualitativo, tendo como método de abordagem a pesquisa-intervenção. A produção dos dados ocorreu no período de 24 a 30 de novembro de 2014. Os sujeitos da pesquisa foram uma docente da área de Geografia e 15 alunos da turma do 1º ano do ensino médio. A análise dos dados indica que é possível estudar através dos filmes e que eles despertam o interesse dos alunos para o ensino e a aprendizagem de conteúdos geográficos.
Palavras-chave: Mediação pedagógica. Ensino-aprendizagem. Novas tecnologias.
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