NAS TESSITURAS DO CONHECIMENTO: EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS COM O USO DA IMAGEM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Carla Saliohana de Souza Lima
  • Flávia Gabriela Pereira Pascoal de Melo

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre o uso da fotografia como uma ferramenta metodológica no ensino de História. Partimos das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2015, na Escola E.E.F.M Prefeito Antônio Conserva Feitosa, em Juazeiro do Norte-CE. Com a inovação dos Annales no Século XX, o campo das fontes para o estudo de História foi ampliado, e a fotografia passou a ser muito importante para o fazer historiográfico, o que não está dissociado do ensino de História, porquanto seu uso passou a ser vista como uma metodologia diferenciada para as aulas. O professor passou a mediar conhecimentos prévios para a produção de novos conhecimentos, e isso atraiu o olhar dos alunos, que, ambientados com a leitura de imagens, começaram a ver a História de uma maneira crítica, e não, somente como forma de memorizar datas, heróis e eventos históricos. Para subsidiar o estudo, adotamos os pressupostos teóricos de Paulo Freire e de Ana Maria Mauad, com o fim de compreender o lugar da fotografia no ensino de História.

Palavras-chaves: Imagens. PIBID. Ensino de História.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BITTENCOURT, Fernandes. O saber histórico na sala de aula. 2. ed. São Paulo, 1998.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

______. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papiros, 2013. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem fotográfica: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.

RUSEN, Jorn, Jorn Rusen e o ensino de história. Organizadores: Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca, Estevão de Rezende Martins - Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

Downloads

Publicado

29-07-2018

Como Citar

Lima, C. S. de S., & Melo, F. G. P. P. de. (2018). NAS TESSITURAS DO CONHECIMENTO: EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS COM O USO DA IMAGEM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(2), 97–107. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/32565

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência