NAS TESSITURAS DO CONHECIMENTO: EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS COM O USO DA IMAGEM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Resumo
Este artigo traz uma reflexão sobre o uso da fotografia como uma ferramenta metodológica no ensino de História. Partimos das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2015, na Escola E.E.F.M Prefeito Antônio Conserva Feitosa, em Juazeiro do Norte-CE. Com a inovação dos Annales no Século XX, o campo das fontes para o estudo de História foi ampliado, e a fotografia passou a ser muito importante para o fazer historiográfico, o que não está dissociado do ensino de História, porquanto seu uso passou a ser vista como uma metodologia diferenciada para as aulas. O professor passou a mediar conhecimentos prévios para a produção de novos conhecimentos, e isso atraiu o olhar dos alunos, que, ambientados com a leitura de imagens, começaram a ver a História de uma maneira crítica, e não, somente como forma de memorizar datas, heróis e eventos históricos. Para subsidiar o estudo, adotamos os pressupostos teóricos de Paulo Freire e de Ana Maria Mauad, com o fim de compreender o lugar da fotografia no ensino de História.
Palavras-chaves: Imagens. PIBID. Ensino de História.
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Referências
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