O CONCEITO DE COMPETÊNCIAS NA TESSITURA DO DISCURSO DA BASE CURRICULAR COMUM DE PERNAMBUCO
Resumo
Este artigo é parte do resultado da dissertação de Mestrado cujo objeto empírico foi o documento da Base Curricular Comum de Pernambuco (BCC-PE), elaborado com o propósito de unificar o currículo das escolas públicas municipais e estaduais desse estado como matriz comum de referência para elas. A pesquisa fundamentou-se na concepção de currículo como política cultural, que envolve disputas por significações culturais e discursivas que requerem a participação dos diversos sujeitos e campos sociais. Como metodologia, foi utilizada a análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana, por considerá-la como possibilidade na luta por um espaço de questionamento sobre as relações de poder e os regimes de verdade que produzem realidades e subjetividades. Nos limites deste texto, o objetivo consiste em discutir sobre o conceito de competências mapeado no documento da Base Curricular Comum de Pernambuco (2008), tendo em vista sua relevância na constituição dos discursos hegemônicos desse documento.
Palavras-chave: Currículo. Discurso. Competências.
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