O CONCEITO DE COMPETÊNCIAS NA TESSITURA DO DISCURSO DA BASE CURRICULAR COMUM DE PERNAMBUCO

Autores

  • Maria do Carmo de Moura Silva Soares Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
  • Ângela Maria Dias Fernandes Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

Este artigo é parte do resultado da dissertação de Mestrado cujo objeto empírico foi o documento da Base Curricular Comum de Pernambuco (BCC-PE), elaborado com o propósito de unificar o currículo das escolas públicas municipais e estaduais desse estado como matriz comum de referência para elas. A pesquisa fundamentou-se na concepção de currículo como política cultural, que envolve disputas por significações culturais e discursivas que requerem a participação dos diversos sujeitos e campos sociais. Como metodologia, foi utilizada a análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana, por considerá-la como possibilidade na luta por um espaço de questionamento sobre as relações de poder e os regimes de verdade que produzem realidades e subjetividades. Nos limites deste texto, o objetivo consiste em discutir sobre o conceito de competências mapeado no documento da Base Curricular Comum de Pernambuco (2008), tendo em vista sua relevância na constituição dos discursos hegemônicos desse documento.

Palavras-chave: Currículo. Discurso. Competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo de Moura Silva Soares, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO - UFPB (2014); MESTRADO em EDUCAÇÃO - UFPB (2010); GRADUAÇÃO EM LETRAS - Habilitação Português / Inglês - Universidade de Pernambuco - UPE (1995); GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - UFPB (2013); ESPECIALIZAÇÃO EM PROGRAMAÇÃO DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA - FAINTVISA - PE (2000) e ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - UFPE (2013). Professora e coordenadora pedagógica da Educação Básica, atua ainda como tutora do curso de Graduação em Pedagogia UFPB/EAD. Foi tutora do curso de aperfeiçoamento/extensão "Gênero e Diversidade na Escola" (UFPE) e na graduação foi tutora do curso de Bacharelado em Administração Pública - UFRPE. Participa do NUPEC - Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre a Criança vinculado ao CNPq. No momento desenvolve pesquisas nas áreas de infância, currículo, gestão, políticas educacionais e formação de professores.

Ângela Maria Dias Fernandes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade de Santa Catarina. Professora Aposentada da Universidade Federal da Paraíba, credenciada no quadro efetivo do PPGE/UFPB.

Referências

BOBBIT, Franklin. The curriculum. New York: Houghton Mifflin, 1918.

BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação. Brasília, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: abr. 2017.

BRASIL-MEC/CNE. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Parecer CEB 04/98. 1998a.

BRASIL-MEC/CNE. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer CEB 15/98. 1998b.

CARLOS, Erenildo João. O discurso sobre a educação de jovens e adultos: uma possibilidade de análise na perspectiva foucaultiana. In: VASCONCELOS, José Geraldo; MAGALHÃES JR, Antônio Germano. (orgs.). Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: LCR, 2002.

______. O enunciado da Educação de Adultos no Brasil: da Proclamação da República à década de 1940. In: FARIAS, Maria da Salete Barbosa de.; WEBER, Silke (orgs.). Pesquisas qualitativas nas Ciências Sociais e na Educação: propostas de análise do discurso. João Pessoa: Editora Universitária – UFPB, 2008.

CHATERS, Werret. Curriculum construction. New York. Macmillan, 1923.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1991.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir – relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, 2001.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Trad. Luís Felipe Baeta Neves. 6 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

LOPES, A. C.. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualização. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, set. 2002. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12938.pdf> Acesso em: abr. 2017.

______. Competências na organização curricular da reforma do ensino médio. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 1-20, 2001.

______. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação, n. 26, maio/ jun/ jul/ ago 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n26/n26a08.pdf> Acesso em: abr. 2017.

PERNAMBUCO – ALEPE. Constituição do Estado de Pernambuco (1989). Disponível em: http://legis.alepe.pe.gov.br/arquivoTexto.aspx?tiponorma=12&numero=1989&complemento=0&ano=1989&tipo=> Acesso em: abr.2017.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Ensino de PE: Língua Portuguesa. Recife: SE, 2008. Disponível em: <http://www.educacao.pe.gov.br/diretorio/bccport.pdf> Acesso em: abr. 2017.

PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

ROPÉ, Françoise. Competência e integração social na empresa. In: ROPÉ, Françoise; TANGUY, Lucie (orgs.). Saberes e competências: o uso de tais noções na empresa e na escola. Campinas: Papirus, 2002, p. 69-102.

TANGUY, Lucie. Competência e integração social na empresa. In: ROPÉ, Françoise, TANGUY, Lucie (orgs.) Saberes e competências: o uso de tais noções na empresa e na escola. Campinas: Papirus, 2002, p. 167-200.

Downloads

Publicado

29-07-2018

Como Citar

Soares, M. do C. de M. S., & Fernandes, Ângela M. D. (2018). O CONCEITO DE COMPETÊNCIAS NA TESSITURA DO DISCURSO DA BASE CURRICULAR COMUM DE PERNAMBUCO. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(2), 5–24. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/33909