MEDIAÇÃO DOCENTE E APRENDIZAGEM DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).

Autores

  • Laudiceia de Barros Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • Sandra Patrícia Ataíde Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de analisar a mediação de leitura do educador que atua na EJA, com foco nas estratégias e nos recursos utilizados para promover a aprendizagem dos estudantes dessa modalidade de ensino. Para tal, foi realizado um estudo com uma turma da EJA, módulo 3, em uma escola municipal localizada na região metropolitana de Recife. A pesquisa foi de caráter qualitativo e se desenvolveu por meio de observações e de entrevista semiestruturada. A análise dos dados baseou-se na perspectiva temática de Bardin. Para nortear a organização dos resultados, foram elaboradas duas temáticas: (i) O uso de diferentes recursos na aprendizagem da leitura; (ii) Estratégias e concepção docente para o ensino da leitura. Os resultados indicaram que os alunos são inseridos em várias práticas de leitura em sala de aula, todavia, embora a professora utilize diferentes recursos, suas estratégias estão voltadas para um ensino da leitura fundamentado na perspectiva da decodificação.

 

Palavras-chave: Ensino. Educação de Jovens e Adultos. Leitura; Mediação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laudiceia de Barros Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Educação - Educação de Jovens e Adultos

Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais

Referências

ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; ZANINI, Marilurdes; MENEGASSI; Renilson José. O ensino de língua portuguesa numa perspectiva interacionista. Uniletras: dezembro, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BORGES, Lucivanda Cavalcante; SALOMÃO, Nádia Maria Ribeiro. Aquisição da Linguagem: considerações da perspectiva da interação social. Psicologia: reflexão e crítica, 2003.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n° 9394/96. Brasília: 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental. Brasília: MEC/SFT, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 1998.

CHAGAS, Katilaine. Aulas da EJA serão semipresenciais a partir de 2017. Disponível em: <http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2016/12/noticias/cidades/4007221-aulas-da-eja-serao-semipresenciais-a-partir-de-2017.html>. Acesso em: 28 jan. 2017.

COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna (Orgs). Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FOUCAMBERT, Jean. A leitura e questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GIROTTO, Cíntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira de Souza. Estratégias de leitura: uma alternativa para o início da educação literária. Álabe 4, diciembre 2011. Disponível em: [http://www.ual.es/alabe] Acesso em: 21de março de 2017.

KAUARK, Fabiana. Metodologia da pesquisa: guia prático. Via Litterarum, 2010.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; MORAIS, Artur Gomes de. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. A relação entre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos: questões conceituais e seus reflexos nas práticas de ensino e nos livros didáticos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1996.

MARCUSCHI, L. A. Leitura e compreensão de texto falado e escrito como ato individual de uma prática social. In: ZILBERMANN, R.; SILVA, E. T. (Org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MOURA, Tânia Mara Souza; SILVA, Hellen Tânia Rodrigues da Silva. Educação de jovens e adultos – EJA: desafios e práticas pedagógicas, 2013.

MOURA, Tânia Maria de Melo. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire e Vygotsky. Maceió: EDUFAL, 2004.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2000.

Downloads

Publicado

10-11-2018

Como Citar

Gomes, L. de B., & Ataíde Ferreira, S. P. (2018). MEDIAÇÃO DOCENTE E APRENDIZAGEM DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 2(1), 39–66. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/35445