A IMAGEM VISUAL COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Autores

  • Maria Aparecida Vieira de Melo UFRPE; UFPE; UFPB http://orcid.org/0000-0001-6288-9405
  • Cláudia Simone Almeida de Oliveira UFPE
  • Vera Lucia Maria Cavalcanti Maciel Modesto UFRPE/PARFOR
  • Virgínia Maria Loureiro Xavier Cordeiro UFRPE

Resumo

A segunda Licenciatura em Pedagogia ofertada pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, tem se ocupado em fomentar a formação dos professores da educação básica por meio do princípio pedagógico da interdisciplinaridade. A finalidade deste trabalho é de apresentar o desenvolvimento metodológico empreendido pelos do-discentes ao fomentarem a extensão do processo de pesquisa, por meio de oficinas pedagógicas para os sujeitos da EJA. Quanto à metodologia, foram realizadas três oficinas pedagógicas em que se usaram imagens, visando promover o processo de ensino/aprendizagem para os sujeitos da EJA. Depois de realizado esse processo metodológico, A satisfação pedagógica possibilitou o rompimento dos muros da Universidade e favoreceu a relação com a educação básica. Esse processo permeou a vivência imagética e interdisciplinar em um processo complexo de aprendizagem múltipla entre os sujeitos da EJA e os do-discentes.

Palavras-chave: Oficina pedagógica; imagem; interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, UFRPE; UFPE; UFPB

Educação

Cláudia Simone Almeida de Oliveira, UFPE

EDUCAÇÃO

Vera Lucia Maria Cavalcanti Maciel Modesto, UFRPE/PARFOR

EDUCAÇÃO

Virgínia Maria Loureiro Xavier Cordeiro, UFRPE

EDUCAÇÃO

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Publicado

10-11-2018

Como Citar

Melo, M. A. V. de, Oliveira, C. S. A. de, Modesto, V. L. M. C. M., & Cordeiro, V. M. L. X. (2018). A IMAGEM VISUAL COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 2(1), 67–90. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/37364

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência