A IMAGEM VISUAL COMO ORGANIZADOR PRÉVIO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA

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Resumo

A educação, como um fenômeno social e cultural, pode acontecer nos diversos espaços sociais de aprendizagem, como, na comunidade, na associação de bairro, nos sindicatos, nas igrejas, no lar etc. Em se tratando da educação como uma prática pedagógica, é de fundamental importância que o educador leve em conta, durante todo o processo de ensino, os saberes e os conhecimentos pedagógicos adquiridos por meio de um exercício dialógico, reflexivo e investigativo. Considerando o exposto, entendemos que o uso pedagógico da imagem visual possibilita a mediação do conhecimento entre o educador e o educando de forma a proporcionar uma aprendizagem significativa. Neste relato de experiência, propusemo-nos a analisar, a discutir e a compreender as imagens visuais como mediadoras do conhecimento no processo educativo que ocorre em sala de aula entre os saberes que os/as alunos/as já detêm e o novo saber a ser assimilado, o que resulta em uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Imagem visual. Aprendizagem significativa. Educação.

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Biografia do Autor

Marcelo da Fonseca Santana, UFPB

Licenciado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2006); especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (2010); mestrado em Educação: Educação Popular pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB (2013). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2014); participa do grupo de Estudos e Pesquisa / A Educação de Jovens e Adultos: políticas, práticas e discursos no cenário brasileiro. Tem experiência na área de Educação de Jovens e Adultos, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente no seguinte tema: formação continuada, alfabetização.

Referências

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Publicado

10-11-2018

Como Citar

Santana, M. da F. (2018). A IMAGEM VISUAL COMO ORGANIZADOR PRÉVIO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 2(1), 91–99. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/40748

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência