POSIÇÕES ENUNCIATIVAS DO SUJEITO POPULAR NO CINEMA: UMA ANÁLISE DA SÉRIE STAR WARS A PARTIR DA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

Resumo

Este texto propõe uma análise sobre o modo como o sujeito popular é posicionado discursivamente no cinema. Para isso, detém-se na série cinematográfica Star Wars (1977, 1980, 1983, 1999, 2002, 2005, 2015, 2017) e busca escavar regularidades e modos como funcionam os discursos que posicionam o sujeito popular. Do ponto de vista teórico-metodológico, o trabalho opera, em geral, com a Análise Arqueológica do Discurso (FOUCAULT, 2008) e, especificamente, com a Teoria Enunciativa da Educação Popular (TEEP) (ALCANTARA, 2017). A hipótese levantada é de que a posição genérico-abstrata, a partir da noção de massas populares, e a sócio-histórica, com base na noção de marginalidade, acionam uma série de correlações discursivas que atravessam a narrativa ficcional em questão, bem como nossa experiência sócio-histórica, e estão presentes nos discursos correlatos à Educação Popular. A análise sugere que Star Wars aciona um discurso que transita por domínios que posicionam sujeitos sob o signo da organização das classes populares em torno de algumas lutas: por liberdade, pela democratização da sociedade e pela superação das mais diversas relações de opressão.

Palavras-chave: Posições de sujeito. Educação Popular. Análise Arqueológica do Discurso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Angelus Miranda de Alcantara, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor do Departamento de Hbilitações Pedagógicas (UFPB), Doutor e Mestre em Educação (UFPB). Graduado em Pedagogia pela mesma instituição, com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de alfabetização de jovens e adultos e pesquisa sobre Gestão Educacional e Educação Popular na perspectiva da Análise Arqueológica do Discurso.

Raquel Rocha Villar de Alcantara, UFPB

Pedagoga e mestranda em educação do PPGE,

Referências

ALCANTARA, Marcos Angelus Miranda de. Elementos para uma teoria enunciativa da educação popular. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa/PB. 2017.

ANAZ, S. A. L.; CERETTA, F. M. Remitologização contemporânea: a (re) conciliação da ciência e da magia em “Guerra nas Estrelas”. Galáxia (São Paulo, Online), n. 31, p. 130-143, abr. 2016.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Tradução: Luiz Felipe Beata Neves, 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universidade, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1987 (Digitalizado).

HOORNAERT, Eduardo. A memória do povo cristão. Petrópolis: Editora Vozes, 1986.

PRESTES, Luiz Carlos. Manifesto da Aliança Nacional Libertadora de 1935. In: Partido Comunista do Brasil PC do B. Disponível em: <http://www.marxists.org/portugues/prestes/1935/07/05.htm>. Acesso em: 03 set. 2017.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teoria da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Autores Associados. Campinas/SP, 1999.

STAR WARS: Episode IV - a new hope. Direção e produção de George Lucas. 20Th Century Fox, 1977. Disponível em: . Acesso em: 03 de jun de 2018.

______: Episode I - The Phantom Menace. Direção de George Lucas. Produção de Rick McCallum. 20Th Century Fox, 1999. Disponível em: . Acesso em: 03 de jun de 2018.

______: Episode II - Attack of the Clones. Direção de George Lucas. Produção de Rick McCallum. 20Th Century Fox, 2002. Disponível em: . Acesso em: 03 de jun de 2018.

______: Episode III – Revenge of the Sith. Direção de George Lucas. Produção de Rick McCallum. 20Th Century Fox, 2005. Disponível em: . Acesso em: 03 de jun de 2018.

______: Episode V - Return of the Jedi. Direção de Richard Marquand. Produção de Howard Kazanjian. 20Th Century Fox, 1983. Disponível em: . Acesso em: 03 de jun de 2018.

______: Episode VI -the empire strikes back. Direção de Irvin Kershner. Produção de Gary Kurtz. 20Th Century Fox, 1980. Disponível em: . Acesso em: 03 de jun de 2018.

______: Episode VII - The force awakens. Direção de J. J. Abrams. Produção de Kathleen Kennedy; J. J. Abrams; Bryan Burk. Walt Disney Studios Motion Pictures. 2015. Blu Ray.

______: Episode VIII -The last Jedi. Direção de Rian Johnson. Produção de Kathleen Kennedy; Ram Bergman. Bryan Burk. Walt Disney Studios Motion Pictures. 2017. Blu Ray.

WANDERLEY, Luiz Eduardo. Educação popular e processo de democratização. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (Org.). A questão política da educação popular. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.

Downloads

Publicado

19-11-2018

Como Citar

Alcantara, M. A. M. de, & Alcantara, R. R. V. de. (2018). POSIÇÕES ENUNCIATIVAS DO SUJEITO POPULAR NO CINEMA: UMA ANÁLISE DA SÉRIE STAR WARS A PARTIR DA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 2(2), 24–39. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/40811