POSIÇÕES ENUNCIATIVAS DO SUJEITO POPULAR NO CINEMA: UMA ANÁLISE DA SÉRIE STAR WARS A PARTIR DA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR
Resumo
Este texto propõe uma análise sobre o modo como o sujeito popular é posicionado discursivamente no cinema. Para isso, detém-se na série cinematográfica Star Wars (1977, 1980, 1983, 1999, 2002, 2005, 2015, 2017) e busca escavar regularidades e modos como funcionam os discursos que posicionam o sujeito popular. Do ponto de vista teórico-metodológico, o trabalho opera, em geral, com a Análise Arqueológica do Discurso (FOUCAULT, 2008) e, especificamente, com a Teoria Enunciativa da Educação Popular (TEEP) (ALCANTARA, 2017). A hipótese levantada é de que a posição genérico-abstrata, a partir da noção de massas populares, e a sócio-histórica, com base na noção de marginalidade, acionam uma série de correlações discursivas que atravessam a narrativa ficcional em questão, bem como nossa experiência sócio-histórica, e estão presentes nos discursos correlatos à Educação Popular. A análise sugere que Star Wars aciona um discurso que transita por domínios que posicionam sujeitos sob o signo da organização das classes populares em torno de algumas lutas: por liberdade, pela democratização da sociedade e pela superação das mais diversas relações de opressão.
Palavras-chave: Posições de sujeito. Educação Popular. Análise Arqueológica do Discurso.
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Referências
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