NÃO HÁ NADA COMO UM SONHO DEPOIS DO OUTRO: UM ESTUDO REALIZADO COM JOVENS E ADULTOS
Resumo
Este relato apresenta parte do estudo desenvolvido em um trabalho de conclusão de curso, na graduação de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal da Paraíba. O estudo analisou narrativas orais e textuais, por meio dos gêneros textuais carta e vídeo, de um grupo de educandos que participaram de formação na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, ciclo II, em uma entidade privada do estado da Paraíba, durante o período de julho a setembro de 2017. A questão que norteou a pesquisa procurou identificar os motivos por que jovens e adultos se distanciaram da escola e dos estudos na idade apropriada e as razões que os oportunizaram regressar à escola. Os dados obtidos apontaram que a necessidade de trabalho remunerado para sustento próprio ou da família foi o motivo mais mencionado pelos entrevistados para se afastarem da escola na idade prevista pela Legislação. A motivação para o retorno aos estudos indicou a melhoria de oportunidades na vida em geral e no mercado de trabalho, na tentativa de garantir o emprego ou remuneração que possibilite o sustento pessoal ou familiar.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Distanciamento escolar. Motivação. Vídeo.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, de 20 de dezembro de 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.
OLIVEIRA, Raquel Batista de. O emprego da imagem videográfica no Projeto Escola Zé Peão. In: CARLOS, Erenildo João. (Org.). Por uma pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. P. 175 – 187.
PAIVA, Camylla Ranylly Marques. Parou por quê? Por que voltou? Narrativas de jovens e adultos para o regresso às salas de aula. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2017.
SILVA, José Barbosa. O vídeo e seus usos na educação popular e na educação de jovens e adultos. In: CARLOS, Erenildo João. (Org.). Por uma pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. P. 141 – 161.