NÃO HÁ NADA COMO UM SONHO DEPOIS DO OUTRO: UM ESTUDO REALIZADO COM JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Camylla Ranylly Marques Paiva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Maria Emilia Sardelich Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) http://orcid.org/0000-0001-8134-8807

Resumo

Este relato apresenta parte do estudo desenvolvido em um trabalho de conclusão de curso, na graduação de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal da Paraíba. O estudo analisou narrativas orais e textuais, por meio dos gêneros textuais carta e vídeo, de um grupo de educandos que participaram de formação na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, ciclo II, em uma entidade privada do estado da Paraíba, durante o período de julho a setembro de 2017. A questão que norteou a pesquisa procurou identificar os motivos por que jovens e adultos se distanciaram da escola e dos estudos na idade apropriada e as razões que os oportunizaram regressar à escola. Os dados obtidos apontaram que a necessidade de trabalho remunerado para sustento próprio ou da família foi o motivo mais mencionado pelos entrevistados para se afastarem da escola na idade prevista pela Legislação. A motivação para o retorno aos estudos indicou a melhoria de oportunidades na vida em geral e no mercado de trabalho, na tentativa de garantir o emprego ou remuneração que possibilite o sustento pessoal ou familiar.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Distanciamento escolar. Motivação. Vídeo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camylla Ranylly Marques Paiva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista do Programa de Licenciatura (PROLICEN), nos anos de 2015 e 2016, no Projeto Educação da Cultura Visual: Propostas Pedagógicas; Mediadora da aprendizagem no Programa Mais Educação, na Prefeitura Municipal de Bayeux, em 2015; Prestadora de Serviço, na Prefeitura Municipal de Bayeux, em 2016; Monitora voluntária do Projeto de Ensino: Ensino de arte, espaço de e para experimentação, em 2017 e estagiária do Serviço Social do Comércio na Paraíba (Sesc-PB), em 2017.

Maria Emilia Sardelich, Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE), Departamento Metodologia da Educação (DME). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001), pós-doutorado na Universidade de Barcelona (2003), área de Cultura Visual.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, de 20 de dezembro de 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.

OLIVEIRA, Raquel Batista de. O emprego da imagem videográfica no Projeto Escola Zé Peão. In: CARLOS, Erenildo João. (Org.). Por uma pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. P. 175 – 187.

PAIVA, Camylla Ranylly Marques. Parou por quê? Por que voltou? Narrativas de jovens e adultos para o regresso às salas de aula. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2017.

SILVA, José Barbosa. O vídeo e seus usos na educação popular e na educação de jovens e adultos. In: CARLOS, Erenildo João. (Org.). Por uma pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. P. 141 – 161.

Downloads

Publicado

19-11-2018

Como Citar

Paiva, C. R. M., & Sardelich, M. E. (2018). NÃO HÁ NADA COMO UM SONHO DEPOIS DO OUTRO: UM ESTUDO REALIZADO COM JOVENS E ADULTOS. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 2(2), 92–101. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/40827

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência