O USO DAS TICs E DO DESENHO DE HUMOR NA EDUCAÇÃO POPULAR

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Resumo

No horizonte das múltiplas linguagens que circulam em nosso cotidiano, entre as várias possibilidades que envolvem as tecnologias de informação e comunicação (TICs), o desenho de humor nos instiga a procurar entender bem mais seu uso pedagógico, em especial, na Educação Popular (EP). Com base em um estudo ainda em andamento, pode-se afirmar, sobre o uso das TICs e do desenho de humor na EP, por meio da análise de discursos (FOUCAULT, 2012), que há uma série de escritos nesse campo, em um desdobrar de documentos que atentam tanto para a necessidade de se usarem artefatos tecnológicos que inovem e dinamizem o fazer pedagógico, em consonância com as demandas da contemporaneidade, quanto para o uso de linguagens mais apropriadas para o viés crítico e associado às problemáticas sociais e ao cotidiano dos sujeitos, que se pretende aprofundar no entendimento sobre a história e o lugar dos sujeitos no mundo, no tocante à cidadania, à educação, ao trabalho e à vida.

Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação. Desenho de humor. Educação popular. Discurso.

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Biografia do Autor

Raissa Regina Silva Coutinho, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga. Mestre em educação. Doutoranda em educação pela UFPB. Foi Professora Substituta da UEPB/Campus Guarabira. Atualmente, participa do grupo de pesquisa intitulado - A Educação de Jovens e Adultos: políticas, práticas e discursos. Pertence à linha de pesquisa Educação Popular no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFPB, com a tese em andamento "O discurso sobre o uso do desenho de humor na Educação Popular".

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Publicado

19-11-2018

Como Citar

Coutinho, R. R. S. (2018). O USO DAS TICs E DO DESENHO DE HUMOR NA EDUCAÇÃO POPULAR. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 2(2), 5–23. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/40832