O USO DAS TICs E DO DESENHO DE HUMOR NA EDUCAÇÃO POPULAR
Resumo
No horizonte das múltiplas linguagens que circulam em nosso cotidiano, entre as várias possibilidades que envolvem as tecnologias de informação e comunicação (TICs), o desenho de humor nos instiga a procurar entender bem mais seu uso pedagógico, em especial, na Educação Popular (EP). Com base em um estudo ainda em andamento, pode-se afirmar, sobre o uso das TICs e do desenho de humor na EP, por meio da análise de discursos (FOUCAULT, 2012), que há uma série de escritos nesse campo, em um desdobrar de documentos que atentam tanto para a necessidade de se usarem artefatos tecnológicos que inovem e dinamizem o fazer pedagógico, em consonância com as demandas da contemporaneidade, quanto para o uso de linguagens mais apropriadas para o viés crítico e associado às problemáticas sociais e ao cotidiano dos sujeitos, que se pretende aprofundar no entendimento sobre a história e o lugar dos sujeitos no mundo, no tocante à cidadania, à educação, ao trabalho e à vida.
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação. Desenho de humor. Educação popular. Discurso.
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