NATIVOS, IMIGRANTES E EXCLUÍDOS DIGITAIS: UM ESTUDO DE CASO NA UEPB GUARABIRA/CAMPUS III
Resumo
Essa pesquisa objetivou analisar como o professor pode ressignificar sua prática pedagógica, utilizando as novas ferramentas tecnológicas em sala de aula. E como esses docentes e alunos estão enfrentando os anseios de serem nativos, imigrantes ou excluídos digitais. A metodologia da pesquisa foi pautada numa abordagem qualitativa, tendo como modalidade a pesquisa participante, que se traduz como um envolvimento legítimo entre o pesquisador e o objeto pesquisado. No entanto, para a coleta de dados foram aplicados questionários junto aos professores e alunos da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira/PB, de modo a identificar em suas práticas pedagógicas de que forma enfrentam os anseios dos alunos nativos e excluídos digitais, e como parte desses docentes se percebem enquanto imigrantes digitais. Os resultados da investigação nos remetem refletir sobre o uso das novas ferramentas tecnológicas, pois as mesmas podem contribuir grandemente para a aprendizagem, e para uma prática pedagógica significativa, quando utilizadas de forma produtiva no contexto educacional. No entanto as implicações da pesquisa apontam para a limitação na formação dos professores, no que diz respeito ao uso das novas tecnologias em sala de aula, e ainda mostram a grande quantidade de excluídos e imigrantes digitais em meio a tantos jovens discentes.
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