NATIVOS, IMIGRANTES E EXCLUÍDOS DIGITAIS: UM ESTUDO DE CASO NA UEPB GUARABIRA/CAMPUS III

Autores

Resumo

Essa pesquisa objetivou analisar como o professor pode ressignificar sua prática pedagógica, utilizando as novas ferramentas tecnológicas em sala de aula. E como esses docentes e alunos estão enfrentando os anseios de serem nativos, imigrantes ou excluídos digitais. A metodologia da pesquisa foi pautada numa abordagem qualitativa, tendo como modalidade a pesquisa participante, que se traduz como um envolvimento legítimo entre o pesquisador e o objeto pesquisado. No entanto, para a coleta de dados foram aplicados questionários junto aos professores e alunos da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira/PB, de modo a identificar em suas práticas pedagógicas de que forma enfrentam os anseios dos alunos nativos e excluídos digitais, e como parte desses docentes se percebem enquanto imigrantes digitais. Os resultados da investigação nos remetem refletir sobre o uso das novas ferramentas tecnológicas, pois as mesmas podem contribuir grandemente para a aprendizagem, e para uma prática pedagógica significativa, quando utilizadas de forma produtiva no contexto educacional. No entanto as implicações da pesquisa apontam para a limitação na formação dos professores, no que diz respeito ao uso das novas tecnologias em sala de aula, e ainda mostram a grande quantidade de excluídos e imigrantes digitais em meio a tantos jovens discentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanusa Valério Santos, UEPB

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal da Paraíba (1998). É Especialista em Educação Básica/UFPB. Especialista em Educação Infantil/UFPB. Foi professora contratada da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) de 2010 a 2016. Atuei como colaboradora do Projeto de extensão Brejo Digital de 2012 a 2016. Faz parte do corpo docente do Sistema Municipal de Educação de Cabedelo/PB, atuando como Pedagoga. Participou de eventos educacionais no Brasil, com publicação em anais. Possui experiência educacional, com ênfase na área de Formação Docente, Educação e Novas Tecnologias e Educação Infantil. 

Lanás Aparecida Ribeiro Xavier, Instituto Paulo Freire

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2018). Atualmente é professor do Instituto Paulo Freire. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e novas tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, nativos digitais, ensino aprendizagem, imigrantes digitais e escolas.

Referências

ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação, Revista Ciência da Informação – IBICT, Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 1998.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

FORMIGA, M. A terminologia da EAD. In: LITTO, Frederic M.; FORMIGA, Marcos (Org.). Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, 2009.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: ed. 34, 1999.

MAIA, C.; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

MOITA, F. M. G. S. C. ; PEQUENO, R. ; CARVALHO, A.B. G. Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: eduepb, 2011.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

MORAN, José M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2014.

PALFREY, J. GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: ed. Artmed, 2011.

PRENSKY, M. Nativos digitais, imigrantes digitais. Trad. Roberta de Moraes Jesus de Souza. Califórnia: NBC University Press, 2001.

TAKAHASHI, T. (org.). Livro verde da Sociedade da Informação no Brasil. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

XAVIER, Antonio Carlos. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Recife, ed. da UFPE, 2011.

Downloads

Publicado

19-11-2018

Como Citar

Santos, V. V., & Xavier, L. A. R. (2018). NATIVOS, IMIGRANTES E EXCLUÍDOS DIGITAIS: UM ESTUDO DE CASO NA UEPB GUARABIRA/CAMPUS III. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 2(2), 82–91. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/42454

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência