“BOIÃO LITERÁRIO” NO BERÇÁRIO I

Autores

Resumo

Este trabalho objetiva estimular o interesse dos bebês do Berçário I pela leitura e pela contação de história que, como trabalha com múltiplas linguagens, desperta a curiosidade e a imaginação dos bebês. A escolha por trabalhar com o ‘boião literário’ no Berçário I se deve ao fato de a oralidade ser muito importante na educação infantil e à necessidade de promover aprendizagem através do lúdico. Essa atividade vem contribuindo para o desenvolvimento de diferentes linguagens no contexto da educação infantil, em que se usam diversos recursos de aprendizagem, como a utilização da literatura, de recursos gráficos e de interação humana. Os momentos de leitura e contação de história são muito esperados pelos bebês, que observam as imagens e a entonação da voz do educador. Como resultado, expressam as mais variadas reações ao ouvir as narrativas, como expressões de encantamento nos sorrisos, olhares atentos e manuseio dos materiais que são expostos para que eles explorem. Para subsidiar nossa análise, contamos com as contribuições de Abramovich (2001), Busatto (2006); Sisto (2005) e Oliveira (2009). Essa experiência revelou que os bebês têm a oportunidade de aprender e de se concentrar para ouvir e interagir com o que ocorre ao seu redor e que a leitura, as imagens e a contação de histórias no boião literário contribuem para o processo de desenvolvimento e de formação dos bebês, que aprendem por meio do lúdico.

Palavras-chaves: Leitura. Bebês. Contação de histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kiaria Cavalcante da Silva, Rede de ensino do município de João Pessoa-Pb

Area da educação

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 2001.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

_______. CONEP. Resolução nº. 196/96. Dispõe sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, DF, 1996.

______, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001. CEB/CNE. Brasília, DF: Imprensa Oficial, 2001.

______, Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Ed. do Brasil, 1996.

______, Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASÍLIA. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. (RCNEI) Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: www.mec.gov.br. Acesso em 22/04/2018.

BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no Século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis: Vozes, 2006.

OLIVEIRA, Daiany Delbone de. O processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Revista Espaço da Sophia. Wenceslau Braz: Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, n.23, a.2, fev.2009.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Positivo. 2. Ed. Curitiba Série: Práticas educativas, 2005.

Downloads

Publicado

12-12-2018

Como Citar

da Silva, K. C. (2018). “BOIÃO LITERÁRIO” NO BERÇÁRIO I. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 3(1), 98–101. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/43154

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência