A DIVERSIDADE ÉTNICA, CULTURAL: ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS POPULARES.
Resumo
Este trabalho tem a finalidade de relatar uma experiência vivenciada e desenvolvida através de um projeto de iniciação científica – PIBIC, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, com alunos do 6º ano do ensino básico, turno matutino, em uma escola da rede municipal de ensino, situada na periferia da Capital paraibana. O objetivo foi o de conhecer um contexto escolar em que houvesse diversidade cultural e religiosa, de conviver com ele, respeitá-lo e de encontrar subsídios que pudessem contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos, numa perspectiva pedagógica dialógica, para superar preconceitos e intolerâncias, por meio do brinquedo popular. O corpus foi composto de crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre nove e 13 anos. Para isso, foram ministradas dezessete aulas-oficinas, no período de junho de 2017 a junho de 2018. A metodologia aplicada envolveu a pesquisa-ação, a descritiva e a de campo. Tal atividade enriqueceu sobremaneira a formação do educador/pesquisador em processo de qualificação profissional e aprimorou o saber-fazer do professor em sala de aula, no que se refere aos seus processos de planejamento, confecção de subsídios didáticos e aplicação de conteúdo, levando em consideração a cultura lúdica do alunado.
Palavras-chave: Diversidade étnica, cultural e religiosa; Ensino aprendizagem; Brinquedos populares artesanais; Sucata.
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Referências
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