A ARTE CINEMATOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: MODOS DE EDUCAR GURUGI E IPIRANGA

Autores

  • Jaquicilene Ferreira da Silva Alves Universidade Estadual da Paraíba
  • Patrícia Cristina de Aragão UEPB

Resumo

 

Este artigo tem o objetivo de apresentar o papel educativo do cinema e suas potencialidades na educação escolar quilombola a partir dos relatos de uma professora dos anos iniciais. Trata-se de um artigo de reflexão, decorrente das problematizações abordadas na dissertação de Mestrado em andamento, em que se apresenta a inclusão da experiência da arte cinematográfica em uma escola localizada nas comunidades de Gurugi e Ipiranga, na cidade do Conde – Paraíba. O aporte teórico foi baseado nos estudos de Candau (2013), Duarte (2002), Fresquet (2015; 2017), Migliorin (2015; 2016) e Morin (2003), além do respaldo legal na Lei 13.006/14, que inclui o cinema na escola. A pesquisa sobre cinema, nos quilombos mencionados, mostrou ser uma proposta que desenvolve valores humanos e os preceitos da Educação para os Direitos Humanos na educação quilombola e apresenta um importante desdobramento das vivências das crianças dentro e fora da escola. Portanto, é outro modo de educar.

Palavras-chave: Arte cinematográfica. Educação quilombola. Direitos Humanos.

 

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Biografia do Autor

Patrícia Cristina de Aragão, UEPB

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba

Referências

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Publicado

05-06-2019

Como Citar

Alves, J. F. da S., & Aragão, P. C. de. (2019). A ARTE CINEMATOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: MODOS DE EDUCAR GURUGI E IPIRANGA. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 3(2), 77–94. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/43589