A FOTOGRAFIA NO DEBATE SOBRE IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NAS ESCOLAS: O PROJETO DE EXTENSÃO ‘LUZ NEGRA’

Rostand De Albuquerque Melo, Joyce de Sousa Lima, Ana Júlia Morais Soares

Resumo


Partindo do pressuposto de que a fotografia pode ser adotada como ferramenta pedagógica, apresentamos neste artigo o relato de experiência do Projeto de Extensão ‘Luz Negra’, desenvolvido na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No decorrer de 2018, o projeto promoveu oficinas de fotografia em duas escolas da Rede Pública de Campina Grande-PB, em que se discutiu sobre a cultura afro-brasileira por meio da linguagem fotográfica. O objetivo foi o de contribuir para efetivar a legislação que determina a inclusão dessa cultura no currículo escolar. O projeto fundamenta-se nas ferramentas metodológicas da Educomunicação e na fotografia como elemento de representação social da realidade. Os resultados apontaram que a fotografia contribui para que os discentes percebam o processo de construção de suas identidades sociais e elevem a autoestima a partir da valorização da estética negra e fomenta o debate em sala de aula.

Palavras-chave: Fotografia. Cultura afro-brasileira. Educomunicação.


Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: . Acesso em 17 de outubro de 2017.

______. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em: . Acesso em 17 de outubro de 2017.

______. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em 17 de outubro de 2017.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.

FREITAS, José Vicente. Educomunicação: Contextualizando o processo de atribuição de sentidos e significados no delineamento do conceito. Revista Brasileira de Educação Ambiental - RevBEA, São Paulo, SP, v.10, Nº2, 2015. Disponível em:. Acesso em: 17 set. 2017.

KAPLÚN, Mario. Comunicacion entre grupos: el método del Cassete-Foro. Buenos Aires: Humanitas, [s.d.]. 1988.

KOSSOY, Boris. Os Tempos da Fotografia. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2007.

SANTOS, Ana Carolina Lima. Realidade e Representação: o discurso visual no fotojornalismo. Mediação. Belo Horizonte, v 9, nº 9, julho-dezembro de 2009. Disponível em: < http://www.fumec.br/revistas/mediacao/article/view/298/295>. Acesso em 25 de setembro de 2017.

SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Campinas: Papirus, 1996.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 15-26, sep. 2014. ISSN 2316-9125. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores:


 

Sumários.org

 

Resultado de imagem para logomarca do google acadêmico


Resultado de imagem para periodicos.ufpb.br

 

Resultado de imagem para latindex logo