A FOTOGRAFIA NO DEBATE SOBRE IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NAS ESCOLAS: O PROJETO DE EXTENSÃO ‘LUZ NEGRA’
Resumo
Partindo do pressuposto de que a fotografia pode ser adotada como ferramenta pedagógica, apresentamos neste artigo o relato de experiência do Projeto de Extensão ‘Luz Negra’, desenvolvido na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No decorrer de 2018, o projeto promoveu oficinas de fotografia em duas escolas da Rede Pública de Campina Grande-PB, em que se discutiu sobre a cultura afro-brasileira por meio da linguagem fotográfica. O objetivo foi o de contribuir para efetivar a legislação que determina a inclusão dessa cultura no currículo escolar. O projeto fundamenta-se nas ferramentas metodológicas da Educomunicação e na fotografia como elemento de representação social da realidade. Os resultados apontaram que a fotografia contribui para que os discentes percebam o processo de construção de suas identidades sociais e elevem a autoestima a partir da valorização da estética negra e fomenta o debate em sala de aula.
Palavras-chave: Fotografia. Cultura afro-brasileira. Educomunicação.
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