A FOTOGRAFIA NO DEBATE SOBRE IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NAS ESCOLAS: O PROJETO DE EXTENSÃO ‘LUZ NEGRA’

Autores

  • Rostand De Albuquerque Melo http://orcid.org/0000-0002-9163-0221
  • Joyce de Sousa Lima Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba
  • Ana Júlia Morais Soares Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Partindo do pressuposto de que a fotografia pode ser adotada como ferramenta pedagógica, apresentamos neste artigo o relato de experiência do Projeto de Extensão ‘Luz Negra’, desenvolvido na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No decorrer de 2018, o projeto promoveu oficinas de fotografia em duas escolas da Rede Pública de Campina Grande-PB, em que se discutiu sobre a cultura afro-brasileira por meio da linguagem fotográfica. O objetivo foi o de contribuir para efetivar a legislação que determina a inclusão dessa cultura no currículo escolar. O projeto fundamenta-se nas ferramentas metodológicas da Educomunicação e na fotografia como elemento de representação social da realidade. Os resultados apontaram que a fotografia contribui para que os discentes percebam o processo de construção de suas identidades sociais e elevem a autoestima a partir da valorização da estética negra e fomenta o debate em sala de aula.

Palavras-chave: Fotografia. Cultura afro-brasileira. Educomunicação.

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Biografia do Autor

Joyce de Sousa Lima, Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba

curso de Jornalismo da UEPB e bolsista do Projeto de Extensão “Luz Negra: Oficinas de Fotografia sobre a Cultura Afro-brasileira na Rede Pública de Educação”

Ana Júlia Morais Soares, Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba

Discente do curso de Jornalismo da UEPB e participante do Projeto de Extensão “Luz Negra: Oficinas de Fotografia sobre a Cultura Afro-brasileira na Rede Pública de Educação”. E-mail: Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba

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Publicado

05-06-2019

Como Citar

Melo, R. D. A., Lima, J. de S., & Soares, A. J. M. (2019). A FOTOGRAFIA NO DEBATE SOBRE IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NAS ESCOLAS: O PROJETO DE EXTENSÃO ‘LUZ NEGRA’. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 3(2), 143–158. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/43798

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência