A EDUCAÇÃO RACIAL E DE GÊNERO NA SALA DE AULA: A IMAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Antonis Pereira da Silva

Resumo


Este texto visa esclarecer sobre a educação étnico-racial e de gênero na sala de aula, por meio de recursos imagéticos, para combater o preconceito racial e de gênero no referido espaço. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, qualitativo e participante a respeito da política pública que rege a educação étnico-racial. O aporte teórico e metodológico está ancorado em Carlos (2012), Felinto (2012), Cantarino (2007), Freire (1996), Carvalho, Andrade e Junqueira (2009), Silva (2011), Botelho e Marques (2015), Lakatos (2003) e Minayo (2009).  A metodologia se deu com análises bibliográficas, de documentos da legislação e pela observação participante. O resultado da pesquisa se encontra na transição do processo de conscientização do preconceito e discriminação dos (as) estudantes perante a população negra para a valorização desta.

Palavras-chaves: Educação étnico-racial; Gênero; Sala de aula.


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