O USO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DA IMAGEM VISUAL EM GEOGRAFIA: PRODUÇÃO, LEITURAS E ANÁLISES DAS PAISAGENS PARICONHENSES POR UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ALTO SERTÃO ALAGOANO

Autores

Resumo

Busca-se, com este estudo, explicitar o conhecimento dos discentes da disciplina Geografia, da turma do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) de uma escola pública estadual de Pariconha/AL, com o uso da imagem visual, tendo-as como objeto de conhecimento geográfico, seguindo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para isso, recorreu-se aos pressupostos teórico-metodológicos de Foucault (2008); Carlos (2017); Melo et al (2018), Melo (2017), Freire (1967 e 1981), Weffort (1967), Cavalcanti (2010) e Santos (2008), além de outros autores. Por meio da ação dialógica e arqueológica, entende-se que a aprendizagem é significativa para os sujeitos da EJAI e propicia ao docente um novo olhar para a sua práxis, na perspectiva de melhorar a qualidade de sua atuação docente.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Paisagem; Práxis.

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Biografia do Autor

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Geografia na Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve atividades de pesquisa vinculadas as temáticas relacionadas ao agronegócio, território e territorialidades, e processos de ensino-aprendizagem em Geografia e Educação no Campo. Professor da rede pública estadual de Alagoas. Professor-Bolsista (não caracteriza vínculo com serviço público) no curso Geografia Licenciatura EaD na Universidade Federal de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil (UFAL-UAB) sendo também responsável pela diagramação, layout e finalização dos livros das disciplinas do curso. Vinculado ao Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO-IGDEMA-UFAL) desde 2009.

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Publicado

05-06-2019

Como Citar

Almeida, R. S. de. (2019). O USO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DA IMAGEM VISUAL EM GEOGRAFIA: PRODUÇÃO, LEITURAS E ANÁLISES DAS PAISAGENS PARICONHENSES POR UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ALTO SERTÃO ALAGOANO. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 3(2), 119–142. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/43847

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência