O USO DA IMAGEM NA PERSPECTIVA FREIREANA COMO MEDIAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NA EJA

Dafiana Socorro Soares Vicente Carlos

Resumo


A imagem está presente na história da humanidade desde as pinturas rupestres, deixadas pelos nossos ancestrais, durante a pré-história, que já explicitavam a ação do homem sobre a natureza. Hoje, vivenciamos a ‘Era imagética’, norteada pelo uso exacerbado de imagens, que se atribui, não raras vezes, às empresas de comunicação que as tornam cada vez mais atraentes aos olhos do observador. No que se refere ao uso da imagem na EJA, numa perspectiva freireana, passa a ter um aspecto de anúncio e de denúncia da realidade. Essas denúncias podem constituir sujeitos mais conscientes ecologicamente. Com base no método de Paulo Freire, a imagem passa a ter a intenção de formar sujeitos impacientes, contra um modelo de sociedade consumista, individualista, hedonista e indiferente às destruições ambientais que vêm ocorrendo nas sociedades, fruto do desenvolvimento desenfreado do modelo capitalista, que prioriza o ter, e não, o ser. Portanto, o diálogo sobre as imagens que expressem a necessidade de cuidado com o meio ambiente na luta contra sua destruição possibilita mudanças no modo de ver, sentir, intervir, criar e recriar o mundo. O uso da imagem na EJA, a partir das propostas de Freire, além de formar seres criadores e criativos, possibilita a tomada de consciência quanto às necessidades ambientais na contemporaneidade.

Palavras-chaves: Imagem; Eucação de Jovens e Adultos; Consciência ecológica.


Texto completo:

PDF

Referências


AUMONTY, J. A imagem. São Paulo: Papirus, 1995.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. História do menino que lia o mundo. Fazendo História n° 7. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. ITERRA: 2001.

CARLOS, Erenildo João. O texto-imagem e a educação de jovens e adultos. In: Revista Conceitos. João Pessoa, v. 06, n. 13, p. 42-50, ago., 2005/ago., 2006.

_____ e VILLAR DE ALCÂNTARA, R. R.. O uso estratégico da imagem na educação popular: uma investigação sobre a presença da imagem na proposta pedagógica freireana. Relatório de pesquisa. 2012.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez: 2001.

_______Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2006.

RIBEIRO, J. P. Capas de livros: entre a arte o artifício. 2002. 166 f. Dissertação. Mestrado em Comunicação Social. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

SILVA, Maria Lucia Gomes; CARLOS, Erenildo João. O uso da Imagem na prática pedagógica do educador de jovens e adultos. In: Revista Conceitos. João Pessoa, v. 08, n. 15, p. 15-21, mar. 2009.

VICENTE, Dafiana do Socorro Soares. A imagem televisiva e o papel do educador na formação da consciência crítica do discente. In: Por uma Pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. p. 103-123.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores:


 

Sumários.org

 

Resultado de imagem para logomarca do google acadêmico


Resultado de imagem para periodicos.ufpb.br

 

Resultado de imagem para latindex logo