ANÁLISE SEMIÓTICA DE IMAGENS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Micarla Lopes Farias, Evelyn Fernandes Azevedo Faheina

Resumo


Na contemporaneidade, as imagens têm ganhado visibilidade em diferentes espaços sociais e meios de comunicação: na mídia, na escola, nos outdoors, nas revistas, nos jornais, no cinema etc.. Com efeito, esse universo de imagens que circulam em diferentes suportes materiais e fazem parte de nosso cotidiano tem nos interpelado a educar nosso olhar na perspectiva de compreender suas representações e modos de influenciar que exercem sobre nosso modo de pensar e agir no mundo. A escola, ambiente dedicado à educação integral do sujeito, deve estar consciente desse papel, ao propiciar aos estudantes o trabalho com imagens visuais, visando refletir criticamente sobre elas. O livro didático, material utilizado no processo de mediação do conhecimento escolar, traz diferentes tipos de imagens e representações. Este trabalho se propõe a analisar as imagens presentes no tópico de leitura de imagens, dos livros didáticos do 4º e do 5º anos, pertencentes à coleção Português:linguagens, da Editora Saraiva. Adotou-se como estratégia metodológica para a análise das imagens presentes nesse material a técnica da abordagem semiótica de Peirce (2012), especificamente, sua segunda composição tricotômica (ícone, índice, símbolo) e as etapas dos efeitos sígnicos, gerados durante a primeiridade, a secundidade e a terceiridade. Neste estudo,chegou-se a algumas conclusões: (1) as imagens que aparecem nos livros didáticos ocupam as funções ilustrativa e epistêmica, com o compromisso de ilustrar o que está proposto no título e comunicar conhecimentos, reflexões e críticas acerca de determinado conteúdo; (2) a proposta adotada pelo livro didático sobre o processo de leitura de imagens orienta-se pela abordagem semiótica de Peirce e favorece a formação crítica dos sujeitos.

Palavras-chave: Imagens; Livro didático; Leitura de imagens; Semiótica.


Texto completo:

PDF

Referências


AUMONT, J. A imagem. Campinas, SP. 1993.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: Língua Portuguesa. – Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2016: Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa: ensino fundamental anos iniciais. – Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2016.

CARLOS, E. J. (org.) Por uma pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.

______. Sobre o uso pedagógico da imagem fílmica na escola. Educação Temática Digital. Campinas, SP. v.19, n.2, p.550-569, 2017.

COUTINHO, Raissa Regina Silva. As charges de Régis Soares em análise: uma escavação para uma leitura crítica. RDIVE, João Pessoa, v.1, n. 1, p. 52-71, jan./jun, 2016.

FARIAS, Micarla Lopes de. Análise de imagens do livro didático de Língua Portuguesa. 2018. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Mamanguape, 2018.

FREITAS, N. K.; RODRIGUES, M. H. O livro didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2018.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê?. 12 ed. São Paulo, Cortez, 2010.

PEIRCE, C. S. Semiótica. [tradução José Teixeira Coelho Neto]. São Paulo: Perspectiva, 2012.

SANTAELLA, L. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

______. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2012.

SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 9. reimpressão, 2015.

STRÖHER, Carlos Eduardo. Aprendendo com imagens: a função das fontes visuais nos livros didáticos de História. AEDOS, Rio Grande do Sul, v.4 n.11, p.46-70, set. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores:


 

Sumários.org

 

Resultado de imagem para logomarca do google acadêmico


Resultado de imagem para periodicos.ufpb.br

 

Resultado de imagem para latindex logo