COMPETÊNCIAS E SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESOR RURAL

o caso da Catalunha (Espanha)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58083

Palavras-chave:

Escola Rural, Formação inicial, Competências, Saberes

Resumo

A formação inicial de professores rurais requer uma proposta formativa que contempla, nos currículos do Mestrado, competências e conhecimentos ligados à prática pedagógica multi-graduada. Os futuros professores não devem ser apenas educados em conteúdos relacionados com a escola comum, mas, de forma transversal e, na menção, a modalidade deve também adquirir conhecimentos sobre a escola situada em territórios rurais. O projeto FOPROMAR (2019) (E+ KA201-038217) analisa o que devem ser estas competências e conhecimentos e, em conclusão, desenvolve uma proposta sobre a forma como esta formação específica poderia ser discutida a partir do currículo. O seguinte artigo centra-se na análise do contexto e estado atual da formação inicial do professor rural e integra, em resultado desta análise, as ações de melhoria propostas no âmbito do projeto FOPROMAR.

Palavras-chave; escola rural,formação inicial, competências, conhecimento,

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roser Boix , Universidade de Barcelona, Espanha.

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona e Professora do Departamento de Didática e Organização Escolar da Universidade de Barcelona.

Francesc Buscà, Universidade de Barcelona, Espanha.

Doutor pela Universidade de Barcelona e Professor do Departamento de Didática da Expressão Musical e Corporal da Faculdade de Formação de Professores da Universidade de Barcelona.

Referências

ABÓS, Pilar, BOIX, Roser, DOMINGO, Laura, LORENZO, Juan Y RUBIO, Pascual. El reto de la escuela rural. Hacer visible lo invisible. Barcelona: Editorial Graó, 2021. 162.

BOIX, Roser. La dimension territoriale et la formation professionnelle enseignante en Espagne. En CHAMPOLLION, Pierre, Territorialisation de l’éducation. Londres: ISTE Editions Ltd 2020, n. 5, 2021.

DURAN, Assumpta, GEIS, Xavier, PAYARÓ, Miquel. L’escola rural: petita, pública i de poble. Barcelona: Associació de mestres Rosa Sensat, 2020.

FUNDACIÓ MÓN RURAL. Proyecto FOPROMAR. La formación profesional y las competencias del maestro rural como dinamizador de la dimensión territorial de la escuela rural (E+ KA201-038217): Informe Final. Fundació Món Rural. Lleida. 2019. 398 Disponible en https://fopromar.files.wordpress.com/2019/11/informe-final-proyectoe-fopromar.pdf

Publicado

11-07-2021

Como Citar

BOIX , R. .; BUSCÀ, F. COMPETÊNCIAS E SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESOR RURAL: o caso da Catalunha (Espanha). Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–9, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58083. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/58083. Acesso em: 18 nov. 2024.