COMPETÊNCIAS E SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESOR RURAL
o caso da Catalunha (Espanha)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58083Palavras-chave:
Escola Rural, Formação inicial, Competências, SaberesResumo
A formação inicial de professores rurais requer uma proposta formativa que contempla, nos currículos do Mestrado, competências e conhecimentos ligados à prática pedagógica multi-graduada. Os futuros professores não devem ser apenas educados em conteúdos relacionados com a escola comum, mas, de forma transversal e, na menção, a modalidade deve também adquirir conhecimentos sobre a escola situada em territórios rurais. O projeto FOPROMAR (2019) (E+ KA201-038217) analisa o que devem ser estas competências e conhecimentos e, em conclusão, desenvolve uma proposta sobre a forma como esta formação específica poderia ser discutida a partir do currículo. O seguinte artigo centra-se na análise do contexto e estado atual da formação inicial do professor rural e integra, em resultado desta análise, as ações de melhoria propostas no âmbito do projeto FOPROMAR.
Palavras-chave; escola rural,formação inicial, competências, conhecimento,
Downloads
Métricas
Referências
ABÓS, Pilar, BOIX, Roser, DOMINGO, Laura, LORENZO, Juan Y RUBIO, Pascual. El reto de la escuela rural. Hacer visible lo invisible. Barcelona: Editorial Graó, 2021. 162.
BOIX, Roser. La dimension territoriale et la formation professionnelle enseignante en Espagne. En CHAMPOLLION, Pierre, Territorialisation de l’éducation. Londres: ISTE Editions Ltd 2020, n. 5, 2021.
DURAN, Assumpta, GEIS, Xavier, PAYARÓ, Miquel. L’escola rural: petita, pública i de poble. Barcelona: Associació de mestres Rosa Sensat, 2020.
FUNDACIÓ MÓN RURAL. Proyecto FOPROMAR. La formación profesional y las competencias del maestro rural como dinamizador de la dimensión territorial de la escuela rural (E+ KA201-038217): Informe Final. Fundació Món Rural. Lleida. 2019. 398 Disponible en https://fopromar.files.wordpress.com/2019/11/informe-final-proyectoe-fopromar.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.