CURRÍCULO E ESCOLAS DO CAMPO

políticas e práticas em territorialidades camponesas

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Escolas do Campo, Políticas e Práticas

Resumo

O texto apresenta artigos organizados para Dossiê Currículo e Escolas do Campo: políticas e práticas em territorialidades camponesas. Trata-se da expressão dos esforços coletivos de pesquisadores/as do Brasil, da Colômbia, do Uruguai, da Espanha e da França, comprometidos/as com a educação do campo/rural, em seus respectivos países. O processo educativo, no âmbito do Dossiê, foi analisado, considerando a interação dialógica entre escola e a vida, associado às indagações sobre currículo: o que é? Para que serve? A quem se destina? Como se constrói? Como se implementa? Há diversidade nas reflexões teóricas, em decorrência de múltiplos projetos curriculares existentes nos sistemas de ensino e nas escolas no campo, o que enriquece o debate que queremos retratar com a publicação deste Dossiê.

 

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Biografia do Autor

Luciélio Marinho da Costa, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Professor da Universidade Federal da Paraíba.

Maria do Socorro Xavier Batista, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da Universidade Federal da Paraíba.

Roser Boix, Universidade de Barcelona, Espanha.

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona e Professor do Departamento de Didática e Organização Escolar da Universidade de Barcelona.

Salomão Hage , Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor da Universidade Federal do Pará.

Referências

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Publicado

19-12-2021

Como Citar

COSTA, L. M. da; BATISTA, M. do S. X. .; BOIX, R.; HAGE , S. CURRÍCULO E ESCOLAS DO CAMPO: políticas e práticas em territorialidades camponesas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/61477. Acesso em: 29 mar. 2024.