FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES
uma contribuição ao currículo das escolas do campo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.42074Palavras-chave:
Escola do Campo, Formação de Professores, Currículo, Educação ruralResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de fortalecimento do currículo das escolas do campo a partir da formação continuada de professores, tendo como referência um projeto desenvolvido nas escolas Zumbi dos Palmares e Tiradentes, ambas localizadas em assentamentos da reforma agrária, no município de Mari, Estado da Paraíba, considerando os preceitos estabelecidos nas definições políticas da Educação do Campo. O projeto desenvolveu ações de ensino e pesquisa qualitativa. As formações foram realizadas entre os anos de 2008 a 2013, em encontros mensais, envolvendo professores e estudantes do Curso de Pedagogia, Licenciatura com Área de Aprofundamento em Educação do Campo, do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), bem como professores e gestores das referidas escolas. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa. Para a realização do estudo, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados registros fotográficos, relatórios e caderno de campo. Destaca-se como resultado a inserção, no currículo das escolas, de temas relacionados à realidade dos sujeitos escolares, contribuindo para o fortalecimento do Projeto Político-Pedagógico alinhado aos princípios pedagógicos da Educação do Campo.
Downloads
Métricas
Referências
ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; HAGE, Salomão Mufarrej. (Org.). Apresentação. Escola de Direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 15 – 19.
ARROYO, Miguel Gonzalez. In: KOLLING, Edgar Jorge. NERY, Ir. MOLINA, M. C.A Educação Básica e o Movimento social do Campo. Vol.1.1999.
BARBOSA, Moreira, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
BATISTA, Maria. Socorro Xavier. O campo como território de conflitos, de lutas sociais e movimentos populares. In: SCOCUGLIA, Afonso Celso, JESINE, Edineide. Educação popular e movimentos Sociais. João Pessoa/PB, Editora Universitária, 2007.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. In.: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (Orgs.). Educação do Campo: identidade e Políticas Públicas. Brasília/DF, 2004. (Coleção Por Uma Educação do Campo, nº. 4).
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4/11/2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária-PRONERA, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file. Acesso em 26 de abr., 2016.
BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Brasília. Disponível em http://portal.inep.gov.br/. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em: 07 de abr., 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica. Brasília, 2006.
CALDART, R. Escola é mais do que escola na pedagogia do Movimento Sem Terra. Petrópolis: Vozes, 2000. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/26/posteres/celiareginavendramini.rtf. Acesso em: 02 de out., 2018.
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. In: MOLINA, M.C. (Org.). Educação do campo e pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA/MEC, 2010. p. 103-126.
CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do Projeto Político-Pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna, JESUS, Sônia M. S. Azevedo de (orgs). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Vol. 5. Brasília, 2004.
Carta Educação. A ofensiva do capital contra o ensino. 7 de Maio de 2018. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/artigo /a-ofensiva-do-capital-contra-o-ensino/. Acesso em 07/06/2018.
CORREA, Deyse Morgana das Neves. Educação do Campo no Ensino Superior: diálogo entre o popular e o científico na produção do conhecimento no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Pronera/UFPB. Tese (Doutorado em Educação) – UFPB; João Pessoa, 2016.
DECLARAÇÃO FINAL. II Conferência Nacional Por Uma Educação do Campo. Luziânia-Go, 02 a 06 de agosto de 2004. Disponível em: http://www.cnbb.org.br/documento_geral. Acesso em 04 de out., 2018.
FERNANDES, Bernardo Mançano, MOLINA, Mônica Castagna. O Campo da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna, JESUS, Sônia M. S. Azevedo de (Orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Vol. 5. Brasília, 2004.
FERNANDES, Bernardo Mançano, MOLINA, Mônica Castagna. O Campo da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna, JESUS, Sônia M. S. Azevedo de (Orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Vol. 5. Brasília, 2004.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da pesquisa em educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, Mônica Castagna. (Org.). Educação do Campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1983.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
II CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO. “Por uma Política Pública de Educação do Campo”. Texto-Base. Luziânia/GO, 2004. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4537.pdf. Acesso em 01 de out., 2018.
KOLLING, Edgar Jorge; NÉRY, Israel José; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma educação básica do campo. Brasília: Fundação Universidade de Brasília, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.
MOLINA, M. C. & JESUS, S. M. S. A. Contribuições do Pronera à Educação do Campo no Brasil – reflexões a partir da tríade: campo – política pública – educação. In: SANTOS, C. A. et al. (Orgs.). Memória e História do Pronera: contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária para a Educação do Campo no Brasil. Brasília: MDA, 2011.
MOLINA, Mônica Castagna. Reflexões sobre o significado do protagonismo dos movimentos sociais na construção de políticas públicas de educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Educação do Campo e Pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA/MEC, 2010, p. 137-149.
MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Lais Mourão. Escola do Campo. In: CALDART, Roseli Salete (org.) Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos: contribuições à história da educação brasileira. São Paulo: Loyola, 1987.
PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. Universidade e Educação Continuada: responsabilidade e reciprocidade. Seminário CGU. Campinas, Faculdade de Educação/ UNICAMP, 1999. (Digitado).
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2008.
RICHARDSON, Roberto Jerry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTOS, Lucíola. A construção do currículo. Seleção do conhecimento escolar. In: BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Currículo: conhecimento e cultura. Salto para o futuro. Ano XIX – Nº 1 – Abril/2009.
SANTOS, Sílvia Karla B. M. M. dos. Educação Popular e Educação do Campo: relação entre teorias e práticas na formação de educadores no curso de pedagogia – educação do campo/UFPB. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2017.
SEVERINO, Antônio. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999a.
SILVA, T. T. O currículo como fetiche. Autêntica: Belo
Horizonte, 1999b.
VEIGA, Ilma Passos Alancastro. Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. 23 ed. Campinas: Papirus, 2001.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.