O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
contraponto às políticas curriculares hegemônicas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58081Palavras-chave:
Educação do campo, Currículo, Escola do Campo, ContrahegemoniaResumo
Este texto tem como objetivo refletir sobre o currículo na Educação do Campo, entendendo-a como projeto de educação que surge em sentido diametralmente oposto à imposição do projeto hegemônico que busca dar sentido e direção à educação e ao currículo que é trabalhado nas escolas. O projeto hegemônico busca definir conteúdos e práticas que concorram para uma formação do sujeito que se adequa à ordem estabelecida, sem questionamentos, enquanto a Educação do Campo adota uma perspectiva emancipadora, transformadora que contribui para que as pessoas se identificam como sujeitos históricos que podem transformar o mundo. Diante destas perspectivas divergentes de projetos educativos e de currículo surgem questões que são problematizadas e refletidas neste texto: qual a concepção de currículo e quais as intencionalidades das políticas curriculares hegemônicas? como a Educação do Campo concebe o conhecimento e currículo? Buscando responder aos questionamentos definimos como objetivo refletir sobre a Educação do Campo enquanto projeto educativo contra hegemônico e caracterizar sua proposta de currículo. No texto refletimos sobre a Educação do Campo: uma mediação para a emancipação e contra hegemonia; o Currículo, relações de poder e hegemonia; o currículo na Educação do Campo como instrumento de contra hegemonia e apresentamos experiências de currículo e práxis pedagógica em escolas no campo que se coadunam com os princípios da Educação do Campo.
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