VELHA ROUPA COLORIDA

desafios a um currículo de História antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62946

Palavras-chave:

Currículo de História, Educação antirracista, narrativa histórica

Resumo

O objetivo desse artigo é problematizar a articulação entre racismo, eurocentrismo e temporalidades na estruturação de narrativas históricas sobre o passado brasileiro que circulam do debate público atual. Formulamos nossas argumentações a partir de uma abordagem discursiva inscrita na pauta pós-fundacional em diálogo com as teorizações críticas e pós-críticas de currículo. Escolhemos o episódio cinco da série Brasil: A Última Cruzada, do canal Brasil Paralelo, como corpo empírico para nossas análises, que evidenciaram a centralidade do racismo estrutural (ALMEIDA, 2021) como elemento articulador das permanências relacionadas a estruturação de narrativas que desafiam à construção de um currículo de História democrático, não binário e antirracista, a despeito de mudanças pontuais na forma, mas que buscam preservar seu conteúdo.

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Biografia do Autor

César Augusto Pereira Coelho, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, Brasil.

Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo e da Secretaria Municipal de Educação de Vitória/ES.

Marcus Leonardo Bomfim Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

25-05-2022

Como Citar

COELHO, C. A. P.; MARTINS, M. L. B. VELHA ROUPA COLORIDA: desafios a um currículo de História antirracista. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–16, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62946. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62946. Acesso em: 29 mar. 2024.