DESCONSTRUÇÃO DE FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS, HIPERPOLITIZAÇÃO E HEGEMONIA
implicações da teoria do discurso nos estudos curriculares
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.63669Palavras-chave:
Teoria de Currículo, Teoria do discurso, Pós-estruturalismoResumo
Focaliza-se, neste texto, o debate teórico acerca das implicações da incorporação da teoria pós-estruturalista do discurso de Laclau e Mouffe ao campo dos estudos curriculares. Ao descrever o modo como a teoria do discurso reconfigura a noção de hegemonia e de identidades sociais em bases não essencialistas, o trabalho debruça-se, mais especificamente, sobre os efeitos de hiperpolitização e desconstrução de fundamentos educacionais suscitados pela incorporação da teoria aos estudos no campo do currículo. Ao potencializar a luta política pela significação de quaisquer termos e modos de imaginar, pensar, descrever e tentar definir a educação e as finalidades sociais da escolarização, defende-se que a teoria do discurso amplifica, indefinidamente, a discursividade no campo do currículo.
Downloads
Métricas
Referências
BALL, Stephen. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, 2005, v. 35, n. 126, p. 539-564. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300002>. Acesso em: 5 jul. 2022.
BIESTA, Gert. Say you want a Revolution… Suggestions for the impossible future of Critical Pedagogy. Educational Theory, v. 48, n. 4, p. 499-510, 1998.
BIESTA, Gert. Boa educação na era da mensuração. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 147, p. 808-825, dez., 2012. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000300009. Acesso em: 5 jul. 2022.
BIESTA, Gert. Para Além da Aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BIESTA, Gert. The Beautiful Risk of Education. London: Routledge, 2016.
COSTA, Hugo Heleno Camilo; CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da. Normatividade, Desconstrução e Justiça: para além do dever ser na Base Nacional Comum da Formação de Professores. Currículo sem Fronteiras, Pelotas, v. 21, p. 1246-1265, 2021. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/costa-cunha.html>. Acesso em: 28 jun. 2022.
CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da; COSTA, Hugo Heleno Camilo. Da Expectativa de Controle ao Currículo como Experiência em Tradução. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 141-163, 2019. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5280>. Acesso em: 28 jun. 2022.
DIAS, Rosanne Evangelista. Sentidos Produzidos Nas Políticas Curriculares De Formação Docente. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 8, n.1, p. 022-034, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n1.006021/13123>. Acesso em: 7 jun. 2022.
DIAS, Rosanne Evangelista. BNCC no contexto de disputas: implicações para a docência. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 14, n. 1, p. 1-13, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/57075>. Acesso em: 7 jun. 2022.
GABRIEL, Carmen Teresa. Conhecimento científico e currículo: anotações sobre uma articulação impossível e necessária. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 44-57, 2013. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24364/17342>. Acesso em: 7 jun. 2022.
GABRIEL, Carmen Teresa. Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 159, p. 104-130, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/198053143551>. Acesso em: 7 jun. 2022.
HOWARTH, David; STAVRAKAKIS, Yannis. Introducing Discourse Theory and Political Analysis. In: HOWRATH, David; NORVAL, Aletta; STAVRAKAKIS, Yannis. Discourse Theory and Political Analysis: identities, hegemonies and social change. Manchester: Manchester University Press, 2000
LACLAU, Ernesto. A Razão Populista. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
LACLAU, Ernesto. Los Fundamentos Retóricos de la Sociedad. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2014.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.
LOPES, Alice Casimiro. Democracia nas políticas de currículo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, 2012, v. 42, n. 147, p. 700-715. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300003>. Acesso em: 7 jun. 2022.
LOPES, Alice Casimiro. Normatividade e Intervenção política: em defesa de um investimento radical. In: LOPES, Alice Casimiro; MENDONÇA, Daniel. A Teoria do Discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015a. p. 117-147.
LOPES, Alice Casimiro. Por um currículo sem fundamentos. Linhas Críticas, v. 21, n. 45, p. 445-466, maio/ago. 2015b. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/16735>. Acesso em: 7 jun. 2022.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Alice Casimiro; MENDONÇA, Daniel. Conversas com Ernesto Laclau. In: LOPES, Alice Casimiro; MENDONÇA, Daniel. A Teoria do Discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015, v. 1, p. 9-14.
LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Anna Luiza; OLIVEIRA, Gustavo Gilson. A Teoria do Discurso na Pesquisa em Educação. Recife: Ed. UFPE, 2018.
MENDONÇA, Daniel de; RODRIGUES, Léo Peixoto. (Orgs.). Pós-estruturalismo e Teoria do Discurso: em torno de Ernesto Laclau. 2ªed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
OLIVEIRA, Gustavo Gilson; OLIVEIRA, Anna Luiza; MESQUITA, Rui Gomes de. A teoria do discurso de Laclau e Mouffe e a pesquisa em educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1327-1349. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/29574>. Acesso em: 09 jun. 2022.
PIMENTEL-JÚNIOR, Clívio. Articulações Discursivas em torno do Significante Natureza da Ciência: currículo, formação, política. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 50, p. 88-104, jul/set, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.12957/teias.2017.26713>. Acesso em: 09 jul. 2022.
PIMENTEL-JÚNIOR, Clívio; CARVALHO, Maria Inez; SÁ, Maria Roseli. Pesquisa (Auto)Biográfica em Chave Pós-estrutural: conversas com Judith Butler. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 203-222, jan/abr, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0011>. Acesso em: 09 jul. 2022.
PIMENTEL-JÚNIOR, C.; CARVALHO, M. I. S. S.; SÁ, M. R. G. B. Currículo, (Auto)biografias e Diferença: políticas e poéticas do incontrolável no cotidiano da educação em ciências. Revista E-Curriculum, v. 16, n. 1, p. 29-59, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p29-59>. Acesso em: 09 jul. 2022.
PIMENTEL-JÚNIOR, Clívio. Políticas curriculares, diferença, pertencimento: ponderações sobre o uso do conceito de comunidades epistêmicas em chave pós-estrutural. Revista Linhas, Santa Catarina, v. 19, n. 41, p. 213-241, set/dez, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018213>. Acesso em: 09 jul. 2022.
PIMENTEL JÚNIOR, Clívio. Demandas discursivas regulatórias para “fazer a BNCC sair do papel” no Oeste da Bahia. Roteiro, Santa Catarina, v. 46, p. e23806, 2020a. Disponível em: <https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23806>. Acesso em: 09 jul. 2022.
PIMENTEL-JÚNIOR, Clívio. Demandas Identitárias nas Políticas de Currículo para o Ensino das Ciências. Revista Atos de Pesquisa em Educação, v. 15, n. 1, p. 94-119, 2020b. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p94-119>. Acesso em: 09 jul. 2022.
PIMENTEL-JÚNIOR, Clívio. Base Nacional Comum Curricular no Oeste da Bahia: políticas da tradução em relatos de professores. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 2, p. 901-923, maio/ago. 2021a. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n2.22>. Acesso em: 09 jul. 2022.
PIMENTEL-JÚNIOR, Clívio. Deslocamentos Discursivos e as Competências das Ciências da Natureza na BNCC: contingência, precariedade e a impossibilidade de um “todos” para o currículo. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 14, n. Especial, p. 1–13, 2021b. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/60459>. Acesso em: 9 jul. 2022.
VATTIMO, Gianni. As Aventuras da Diferença: o que significa pensar depois de Heidegger e Nietzsche. Lisboa: Edições 70, 1980.
VATTIMO, Gianni. O fim da Modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. 2ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.