MATERIAL DIDÁTICO MULTIMODAL ENSINO TÉCNICO
da elaboração ao ato didático
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64664Palavras-chave:
Multimodalidade, Tecnologias digitais, Aprendizagem, Técnico em AgropecuáriaResumo
As tecnologias digitais estão presentes em vários momentos do nosso cotidiano, inclusive no contexto educacional, porém, ainda não somos completamente letrados para a sua utilização. Dessa forma, esse artigo apresenta-se com o objetivo de discutir metodologia de elaboração de material didático que promova a interrelação de ferramentas digitais, na apresentação de conteúdos e atividades para alunos do Curso Técnico em Agropecuária, apresentando a multimodalidade, a qual oferece diversos aparatos tecnológicos e pedagógicos que promovem a interação de modos comunicativos entre metodologias didáticas de um docente e seus estudantes e entre os próprios estudantes. Para esse intento foi realizado um levantamento de produções científicas realizado através do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) utilizando os descritores relacionados ao tema da pesquisa (CAPES, 2017) assim como em artigos publicados recentemente sobre o tema. Nesse sentido, da elaboração ao ato pedagógico cria-se a reflexão sobre os desafios da multimodalidade e da autoria docente diante das possibilidades didáticas com o uso das tecnologias digitais. Essa elaboração de materiais didáticos multimodais, fazendo uso de animações, Podcast e jogos, possibilita levar ao estudante perspectivas no envolvimento com a sua aprendizagem, interagindo mais com os professores e os conteúdos.
Downloads
Métricas
Referências
ABRANTES JÚNIOR, J. B. Animações virtuais interativas para o ensino da termodinâmica. 2015. 124 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2282/2/PDF%20-%20Jo%C3%A3o%20Bosco%20Abrantes%20J%C3%BAnior. pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.
AKITA, T. Produção e utilização de Podcast para abordagem do tema Bullying em uma escola de educação profissional e tecnológica. 2019. 106 p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de São Paulo, Sertãozinho, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7848107. Acesso em: 15 ago. 2021.
ARAÚJO, M. S. Tecnologias digitais e metodologias ativas em contextos diversos. São Paulo: Intercom, 2020. E-book. 276 p. Disponível em: https://doceru.com/doc/ss0e500. PDF. Acesso em: 04 abr. 2022.
ARNT, J. T. Representações da língua inglesa e da multimodalidade no ensino médio integrado: implicações para uma pedagogia de multiletramentos. 2018. 218 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7848107. Acesso em: 15 ago. 2021.
ÁVILA, B. G.; TAROUCO, L. M. R. Projeto Institucional de objetos de aprendizagem. In: TAROUCO, L. M. R. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. 504 páginas: il. CINTED/UFRGS, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/102993/000937201.pdf?sequence=1&isAllowed=y. PDF. Acesso em: 20 out. 2022.
BAPTISTA, M. M. Desenvolvimento e utilização em 3D no ensino de química. 2013. 160 p. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/583/animacoes-em-3d-tornam-ensino-de-quimica-mais-efetivo-e-prazeroso. PDF. Acesso em: 15 ago. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC. Brasília, 2022. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 17 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, 2020. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/. Acesso em: 17 out. 2022.
BULEGON, A. M.; MUSSOI, E. M. Pressupostos pedagógicos de objeto de aprendizagem. TAROUCO, L. M. R. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. 504 páginas: il. CINTED/UFRGS, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/102993/000937201.pdf?sequence=1&isAllowed=y. PDF. Acesso em: 20 out. 2022.
CARMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. E-book. 197 p. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/A-Sala-de-Aula-Inovadora.pdf. Acesso em: 03 mai. 2022.
CASTRO, I. I. O. O uso de COMIC BOOKS como textos multimodais em aulas de língua inglesa: estudo de caso com alunos do Ensino Médio Técnico do IFRN. 2020. 341 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39157. Acesso em: 15 jul. 2022.
CERUTTI, Elisabete. Docência universitária e aprendizagem discente: em busca de respostas em como as Metodologias Ativas podem tornar a aula mais significativa. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 12, n. 1. p. 1-8, jan/dez. 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/31688#:~:text=Este%20ensaio%20cient%C3%ADfico%2C%20objetiva%20refletir,seja%2C%20aos%20professores%20e%20alunos. Acesso: 10 out. 2022.
CERUTTI, Elisabete; NOGARO, Arnaldo. Desafios docentes no ensino superior: entre a intencionalidade pedagógica e a inserção da tecnologia. RIAEE, v. 12, n. 3, p. 1592-1609, jul/set. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9119. Acesso: 28 out. 2022.
CORRÊA, T. H. B. Os alimentos como tema gerador no desenvolvimento de uma hípermídia para o ensino de Química. 2017. 180 p. Tese (Doutorado em Química) - Instituto de Química, Universidade de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Thiago-Correa-10/publication/342078411_Os_alimentos_como_tema_gerador_no_desenvolvimento_de_uma_hipermidia_para_o_ensino_de_Quimica/links/5ee0fb12299bf13a891011a5/Os-alimentos-como-tema-gerador-no-desenvolvimento-de-uma-hipermidia-para-o-ensino-de-Quimica.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.
COSTA, F. A. Um breve olhar sobre a relação entre as tecnologias digitais e o currículo no início do Séc. XXI. In: VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. 6. 2009, Braga, Anais. Braga: Universidade do Minho, 2009. p. 239-307. Disponível em: https://www.nonio.uminho.pt/wp-content/uploads/2020/09/actas_challenges_2009.pdf . Acesso em: 28/09/22.
DOMINGUES, N. S. O Papel Do Vídeo Nas Aulas Multimodais De Matemática Aplicada: Uma Análise Do Ponto De Vista Dos Alunos Uma Análise. 2014. 128 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014. Disponível em: http://www1.rc.unesp.br/gpimem/downloads/dissertacoes/domingues_ns_me_rcla.pdf. Acesso em: 15/08/21
FRIGOTTO, G. et al. Produção de conhecimentos de ensino médio integrado: dimensões epistemológicas e político-pedagógicas. 2010, Rio de Janeiro, Anais. Rio de janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2014. 256 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45732. Acesso em: 20 out. 2022.
GRAÇA, V. G. D.; et al. As TIC na formação inicial de educadores e professores. Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC. v. 20, n. 1, p. 27-37. https://doi.org/10.17398/1695-288X.20.1.27. Disponível em: https://relatec.unex.es/article/view/3798. Acesso em: 15 ago. 2022
GUIMARÃES, K. O. A prática educomunicativa na formação integral: Produção de Podcast no IFTO Campus Araguatins. 2020. 76 p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Tocantins, Palmas. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/profept/dissertacoes/dissertacao-kelline-guimaraes.pdf/view. Acesso em: 15 ago. 2021.: 15 ago. 2021.
HAGE, S. A.; SENA, I. P. F. S.. Direito à Educação na Pandemia: Defender a vida e não as prescrições curriculares da BNCC. Revista Espaço do Currículo, v. 14, n. 2, p. 1-14, 2021. ISSN1983-1579. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58060. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/58060#:~:text=DIREITO%20%C3%80%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20NA%20PANDEMIA%3A%20defender%20a%20vida%20e%20n%C3%A3o,14%2C%20n. Acesso em: 03 out. 2022.
HOMA, A. I. R.; GROENWALD, C. L. O. Jogos didáticos e tecnologias digitais: uma integração possível no planejamento didático do professor de Matemática. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, v. 9, n. 3, p.30–45, 2020.Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/49624. Acesso em: 23 out. 2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Atlas Escolar. 2022. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-cartografia/sistema-global-de-navegac-a-o-por-sate-litess.html. Acesso em: 24 set. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA -IFFAR. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Frederico Westphalen, 2019. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/projeto-pedag%c3%b3gico-de-curso/campus-frederico-westphalen. Acesso em 10 out. 2022.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. E-book. 246 p. Disponível em: https://pt.br1lib.org/book/2084855/865a77. Acesso em: 18 abr. 2022.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 2a ed. 2010. E-book. 128p. Disponível em: https://lucianabicalho.files.wordpress.com/2014/02/as-tecnologias-da-inteligencia.pdf. Acesso em: 18 abr. 2022.
LEITE, Q. S. S. Podcast no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: o trabalho com a variação linguística na era digital. 2018. 125. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. Disponível em: https://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgfp/download/Dissertacao-Quesia-dos-Santos-Souza-Leite-PPGFP-2018.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.
LOPES, A. C. C. B. O uso de animações computacionais na formação inicial de professores: uma alternativa para melhoria do ensino de química. 2016. 128 p. Dissertação (Mestrado em Ensino Tecnológico) Instituto Federal do Amazonas, Manaus, 2016. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/278. Acesso em: 30 jul. 21
MAZZARDO, M. D. Recursos Educacionais Abertos: inovação na produção de materiais didáticos dos professores do ensino médio. 2018. 280 p. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Aberta, 2018. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7788. Acesso em: 30 jun. 2022.
MELO, C. B. O.; LUCENA A. M. A. Desafios enfrentados pelos professores de uma escola pública de Maragogi para inserir as TICs como recurso pedagógico: da formação a atuação docente. REASE. v. 7, n. 5, p. 279-293. 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1192. Acesso em: 30 ago. 2022.
MORAN, J. M. Educação Híbrida: Um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian et al. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. Disponível em: https://pt.br1lib.org/s/?q=Ensino+H%C3%ADbrido%3A+personaliza%C3%A7%C3%A3o+e+tecnologia+na+educa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 14 abr. 2022.
MORAN, j. M.; MANSETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 10 ed. Campinas: Papirus, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/10222269/Moran_Masetto_e_Behrens_NOVAS_TECNOLOGIAS_E_MEDIA%C3%87AO_PEDAGOGICA. PDF. Acesso em: 14 abr. 2022.
MÜLLER, T. J. Objetos de aprendizagem multimodais e ensino de cálculo: uma proposta baseada em análise de erros. 2015. 203 p. Tese (Doutorado em Informática da Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/128914/000975772.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 abr. 2022.
NOGUEIRA, M. S. O uso da multimodalidade em materiais didáticos virtuais dos cursos de Graduação e Ensino a Distância - EaD. 2014. 171 p. Dissertação (Mestrado em Linguística), Universidade Federal do Ceara, Fortaleza, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8905#:~:text=Reposit%C3%B3rio%20Institucional%20UFC%3A%20O%20uso,de%20Ensino%20a%20Dist%C3%A2ncia%2D%20EaD&text=Resumo%3A,econ%C3%B4mica%20(BRENNAND%2C%202002). Acesso em: 30 jun. 2021
ORLANDI, T. R. C.; et al. Gamificação: uma nova abordagem multimodal para a educação. Biblios, Online. v. 70, n. 70, p. 17–30, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/pdf/biblios/n70/1562-4730-biblios-70-17.pdf . Acesso em: 03 abr. 2021
PENA, Z. L. A análise multimodal da publicidade audiovisual para as aulas de Língua e Literatura Espanhola no Ensino Secundário e no Ensino Médio. Educação e Formação, p. 1–16, 2020. https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2839 Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2839. Acesso em: 03 abr. 2021.
PINHEIRO, M. S. O letramento multimodal crítico: o discurso discente sobre política nas aulas de espanhol. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 3, p. 455–476, 2019. https://doi.org/10.1590/1984-6398201813035. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/Yhv4RFNfyXmzBsbD9Gy4vyB/?lang=pt. Acesso em: 03 abr. 2021.
PINTO, G. M. Contribuições para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental através da produção colaborativa de animações. Orientador: Prof. Dr. Nestor c. Saavedra Filho. 2020. 97 p. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/3993. Acesso em: 06 abr. 2022.
PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?. Revista Ibero Americana de Educação. n. 24, 2020. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie24a03.PDF. Acesso em: 03 abr. 2022.
PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, 2001.
PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Editora SENAC. São Paulo. 2021. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=ipBNEAAAQBAJ&pg=PT2&hl=pt-PT&source=gbs_toc_r&cad=2#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 18 set. 2022.
Ramos, M. N. História e política da educação profissional. 1 ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. 121 p. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf. Acesso em: 11 out. 2022.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 128 p. Disponível em: https://pt.br1lib.org/s/?q=Letramentos+m%C3%BAltiplos%2C+escola+e+inclus%C3%A3o+social. Acesso em: 25 mai. 2022.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. Disponível em: https://pt.br1lib.org/s/?q=Hipermodernidade%2C+multiletramentos+e+g%C3%AAneros+discursivos. Acesso em: 05 abr. 2022.
TONÉIS, C. Os games na sala de aula: games na educação ou gamificação da educação?. Bookes Editora, 2017. Disponível em: https://pt.br1lib.org/book/11029888/bd578d. Disponível em: 21 fev. 2022.
SANTAELLA, L. Como eu ensino: Leitura de Imagens. Editora Melhoramentos, 2012.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013. Disponível em: https://pt.br1lib.org/book/11525888/4fe88b. Acesso em: 05 abr. 2022.
SCHÖNINGER, C. L. K. O Letramento e a Multimodalidade No Ensino De Língua Inglesa: Práticas Didáticas nos Cursos Técnico e Tecnológico. Diacrítica, v. 34, n. 1, p. 58–69, 2020. Disponível em: http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/267/131. Acesso em: 03 abr. 2021.
SESTARI, F. B.; GARCIA, I. K.; SANTAROSA, M. C. P. Integração de conceitos no contexto do ensino técnico integrado ao ensino médio a partir de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Research, Society and Development, v. 9, n. 4, p. 1–28, 2020. Disponível em: https://redib.org/Search/Results?type=ArticleTitle&filter%5B%5D=id_revista%3A%224197%22. Acesso em: 03 abr. 2021.
SOARES, A. B. O Uso pedagógico de Podcast na Educação Profissional e Tecnológica. 2017. 156 p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Universidade Federal de santa Maria, Santa Maria, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/13870/DIS_PPGEPT_2017_SOARES_ALINE.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 ago. 2021.
SOARES, D. R.; LEANDRO, M. DE L. DA S. Resenha: velhas práticas em novos suportes? Revista Linguagem em Foco, v. 10, n. 1, p. 129–131, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/about/submissions. Acesso em: 15 mai. 2022.
SOUZA, J. L. Conceitos da Genética com Animações: uma estratégica para o Ensino Médio. 2017. 150 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática), Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2990. Acesso em: 30 jun. 2021
TULER, M.; SARAIVA, S. Fundamentos de Topografia. Porto Alegre: Bookman, 308 p. 2014. ISBN 978-85-8260-119-8.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, v. 9, n. 5, 2001.
VIEIRA, C.; COIMBRA, S. G. B. O conceito de criatividade docente: demandas urgentes para tempos de ausências. Revista Espaço do Currículo. v. 13, n. Especial, p. 884–896, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54574. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54574. Acesso em: 20 out. 2022.
ZARDO, K.; PORTO, L. T. A relação do uso de materiais didático multimodais com a aprendizagem. Revista Nova Paideia. v. 4, n. 3, p. 124 - 134, 2022. DOI: 10.36732/riep.vi.149. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/149. Acesso em: 13 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.