Análise da Influência do Cenário Econômico Interno e Externo na Prática de Income Smoothing em Bancos Brasileiros

Autores

  • Wesley Paulo Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Luiz Carlos Anjos Universidade Federal de Pernambuco
  • Raimundo Nonato Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Márcia Ferreira Tavares Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.0v0n0.37439

Palavras-chave:

Income Smoothing, Cenário Econômico Interno, Cenário Econômico Externo.

Resumo

Objetivo: Avaliar se o cenário econômico interno ou externo representado pelo produto interno bruto do Brasil e de outras economias exerceu alguma influência para os bancos que compõe o sistema financeiro nacional a praticarem income smoothing.

Fundamentos: Sobre a suavização de resultado, Sood (2012) e Dolar (2016) demonstraram que em cenários econômicos internos recessivos, os bancos norte-americanos tenderam a não praticar income smoothing. Dessa forma, o problema deste estudo é verificar se os bancos que compõe o sistema financeiro brasileiro praticaram income smoothing entre o período de 2011 até o segundo semestre de 2017, período esse, de desaceleração da economia brasileira e que culminou em uma recessão econômica.

Método: Adotou-se a regressão logit em painel com efeitos aleatórios. A suavização de resultado foi medida pelo índice de Eckel (1981) e sua relação foi testada com os cenários econômicos do Brasil e de diferentes economias globais.

Resultados: Este estudo identificou que os PIBs de outras economias foram significantes para a prática de income smoothing realizada pelos bancos brasileiros. Os resultados foram significativos para a evolução econômica do EUA e do G7.

Contribuições: Este estudo contribui para a literatura por identificar que cenários econômicos de outras economias globais podem influenciar na prática de suavização de resultado dos bancos de uma economia local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-01-24

Como Citar

Santos, W. P., Anjos, L. C., Rodrigues, R. N., & Tavares, M. F. (2019). Análise da Influência do Cenário Econômico Interno e Externo na Prática de Income Smoothing em Bancos Brasileiros. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 7(1), 78–93. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.0v0n0.37439

Edição

Seção

Seção Nacional