Análise da Influência do Cenário Econômico Interno e Externo na Prática de Income Smoothing em Bancos Brasileiros

  • Wesley Paulo Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Luiz Carlos Anjos Universidade Federal de Pernambuco
  • Raimundo Nonato Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Márcia Ferreira Tavares Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Income Smoothing, Cenário Econômico Interno, Cenário Econômico Externo.

Resumo

Objetivo: Avaliar se o cenário econômico interno ou externo representado pelo produto interno bruto do Brasil e de outras economias exerceu alguma influência para os bancos que compõe o sistema financeiro nacional a praticarem income smoothing.

Fundamentos: Sobre a suavização de resultado, Sood (2012) e Dolar (2016) demonstraram que em cenários econômicos internos recessivos, os bancos norte-americanos tenderam a não praticar income smoothing. Dessa forma, o problema deste estudo é verificar se os bancos que compõe o sistema financeiro brasileiro praticaram income smoothing entre o período de 2011 até o segundo semestre de 2017, período esse, de desaceleração da economia brasileira e que culminou em uma recessão econômica.

Método: Adotou-se a regressão logit em painel com efeitos aleatórios. A suavização de resultado foi medida pelo índice de Eckel (1981) e sua relação foi testada com os cenários econômicos do Brasil e de diferentes economias globais.

Resultados: Este estudo identificou que os PIBs de outras economias foram significantes para a prática de income smoothing realizada pelos bancos brasileiros. Os resultados foram significativos para a evolução econômica do EUA e do G7.

Contribuições: Este estudo contribui para a literatura por identificar que cenários econômicos de outras economias globais podem influenciar na prática de suavização de resultado dos bancos de uma economia local.

Publicado
2019-01-24
Como Citar
Santos, W. P., Anjos, L. C., Rodrigues, R. N., & Tavares, M. F. (2019). Análise da Influência do Cenário Econômico Interno e Externo na Prática de Income Smoothing em Bancos Brasileiros. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 7(1), 78-93. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.0v0n0.37439
Seção
Seção Nacional