Análise da Influência do Cenário Econômico Interno e Externo na Prática de Income Smoothing em Bancos Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.0v0n0.37439Palavras-chave:
Income Smoothing, Cenário Econômico Interno, Cenário Econômico Externo.Resumo
Objetivo: Avaliar se o cenário econômico interno ou externo representado pelo produto interno bruto do Brasil e de outras economias exerceu alguma influência para os bancos que compõe o sistema financeiro nacional a praticarem income smoothing.
Fundamentos: Sobre a suavização de resultado, Sood (2012) e Dolar (2016) demonstraram que em cenários econômicos internos recessivos, os bancos norte-americanos tenderam a não praticar income smoothing. Dessa forma, o problema deste estudo é verificar se os bancos que compõe o sistema financeiro brasileiro praticaram income smoothing entre o período de 2011 até o segundo semestre de 2017, período esse, de desaceleração da economia brasileira e que culminou em uma recessão econômica.
Método: Adotou-se a regressão logit em painel com efeitos aleatórios. A suavização de resultado foi medida pelo índice de Eckel (1981) e sua relação foi testada com os cenários econômicos do Brasil e de diferentes economias globais.
Resultados: Este estudo identificou que os PIBs de outras economias foram significantes para a prática de income smoothing realizada pelos bancos brasileiros. Os resultados foram significativos para a evolução econômica do EUA e do G7.
Contribuições: Este estudo contribui para a literatura por identificar que cenários econômicos de outras economias globais podem influenciar na prática de suavização de resultado dos bancos de uma economia local.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.