Relação entre Sistemas de Controle Gerencial e Comportamento Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n2.49082Resumo
Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o uso dos sistemas de controle gerencial influenciam no comportamento organizacional.
Fundamento: O controle organizacional é visto como o processo de influenciar o comportamento das pessoas como membros de uma organização formal, por meio de processos e técnicas projetadas para aumentar a probabilidade de que, as pessoas se comportem de forma coerente com a consecução dos objetivos organizacionais (Flamholtz, Das & Tsui, 1985; Demartini, 2014).
Método: Para alcance dos resultados, adota-se uma investigação descritiva quanto ao objetivo proposto. A abordagem do problema de pesquisa e a natureza dos dados a torna qualitativa. O delineamento procedimental foi o estudo de caso, que contou com um roteiro de entrevista semiestruturado para coletar as informações diretamente com gestores da organização assistida pela pesquisa. A aplicação do instrumento de coleta ocorreu entre os meses de maio a agosto de 2019. Foram coletados outros documentos institucionais para fazer triangulação dos dados.
Resultados: Os achados da investigação apontam que, a entidade possui um sistema de crenças bem estabelecido, calcado nos seus valores institucionais. Assim como o sistema de crenças foi percebido na empresa o uso dos sistemas de restrições, diagnóstico e interação e que todos eles influenciam positivamente no comportamento da empresa.
Contribuições: Marginson (2002) validou o sistema de crenças como indutor do comportamento organizacional e por haver poucas pesquisas explorando esse viés relacionando aos sistemas de controle gerencial, esta pesquisa trará esse diferencial, sendo, portanto, visto como elemento inovador e relevante para a realização desta investigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.