Relação entre Sistemas de Controle Gerencial e Comportamento Organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n2.49082

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o uso dos sistemas de controle gerencial influenciam no comportamento organizacional.

Fundamento: O controle organizacional é visto como o processo de influenciar o comportamento das pessoas como membros de uma organização formal, por meio de processos e técnicas projetadas para aumentar a probabilidade de que, as pessoas se comportem de forma coerente com a consecução dos objetivos organizacionais (Flamholtz, Das & Tsui, 1985; Demartini, 2014).

Método: Para alcance dos resultados, adota-se uma investigação descritiva quanto ao objetivo proposto. A abordagem do problema de pesquisa e a natureza dos dados a torna qualitativa. O delineamento procedimental foi o estudo de caso, que contou com um roteiro de entrevista semiestruturado para coletar as informações diretamente com gestores da organização assistida pela pesquisa. A aplicação do instrumento de coleta ocorreu entre os meses de maio a agosto de 2019. Foram coletados outros documentos institucionais para fazer triangulação dos dados.

Resultados: Os achados da investigação apontam que, a entidade possui um sistema de crenças bem estabelecido, calcado nos seus valores institucionais. Assim como o sistema de crenças foi percebido na empresa o uso dos sistemas de restrições, diagnóstico e interação e que todos eles influenciam positivamente no comportamento da empresa.

Contribuições: Marginson (2002) validou o sistema de crenças como indutor do comportamento organizacional e por haver poucas pesquisas explorando esse viés relacionando aos sistemas de controle gerencial, esta pesquisa trará esse diferencial, sendo, portanto, visto como elemento inovador e relevante para a realização desta investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jonas Alves Correia, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professor Substituto do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPE.

Maria Ester Bastos do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Ciências Contábeis.

Ramon Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Administração (PROPAD/UFPE); Mestre em Administração (PPGA/UFPB).

Professor Substituto do Deparmento de Ciências Administrativas (UFPE).

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora e Mestra em Administração (PROPAD/UFPE).

Professora do Departamento de Ciências Contábeis Atuariais e das Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração da UFPE.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

Correia, J. J. A., Nascimento, M. E. B. do ., Santos, R. R. dos ., & Lagioia, U. C. T. . (2020). Relação entre Sistemas de Controle Gerencial e Comportamento Organizacional. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 8(2), 91–110. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n2.49082

Edição

Seção

Seção Nacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)