CECÍLIA MEIRELES E A ÍNDIA: DAS PROVISÓRIAS ARQUITETURAS AO “ÊXTASE LONGO DE ILUSÃO NENHUMA”
Resumo
A relação entre a Cecília Meireles e a Índia se apresenta de forma explícita e implícita em sua obra. Por um lado, dentre seus diversos livros de poesia, encontra-se o Poemas escritos na Índia, escrito a partir de sua viagem ao país em 1953, paralelamente às diversas crônicas que narram momentos de sua passagem pela terra de Gandhi e Tagore. Por outro lado, em sua lírica, há inúmeros poemas que permitem a leitura de princípios, temas e nuances do pensamento filosófico-religioso tipicamente oriental, sejam aqueles reconhecíveis como associáveis ao hinduísmo ou aqueles pertencentes ao budismo. A partir dessas perspectivas, apresentamos uma seleção de poemas cujas análises apontam premissas do pensamento indiano, tais como: 1. o tempo cíclico eterno em oposição ao linear escatológico; 2. a transitoriedade no mundo fenomenal; 3. a transmigração da alma e sua eternidade; 4. o conhecimento emancipador quando sagrado em oposição à ignorância que resulta no cativeiro material; 5. os princípios da não violência e, por conseguinte, da compaixão; entre outros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.