Modelos de perfeição e fé: a hagiografia franciscana e as mulheres leigas no império português
Resumo
Esta pesquisa averigua, na literatura produzida pelos indivíduos vinculados à Ordem de São Francisco, os modelos e significados atribuídos à mulher leiga em finais do século XVII. Independente da sua condição social ou sacramental, seja como esposa, viúva ou mãe, exigia-se da mulher comportamentos e condutas adequadas aos preceitos católicos, pautados sobretudo nas disposições do Concílio de Trento (1545-1563). Nesse panorama, a hagiografia emerge como elemento fundamental na bibliografia destinada aos leigos, revelando-se significativa para analisar os papéis atribuídos às mulheres, ou seja, os modelos de feminino e as relações de gênero, tendo em vista possuir um caráter eminentemente didático. Portanto, problematiza-se as representações e os modelos referentes às mulheres leigas na literatura religiosa divulgados entre os fieis, por meio das narrativas das vidas de santas vinculadas às Ordens Terceiras franciscanas naquele período.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.