O ensino de História e o fundamentalismo no Islã
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n1.41777Resumo
Este estudo aborda a origem do conceito de fundamentalismo religioso, com foco especial ao muçulmano. O termo surge no início do século XX, nos Estados Unidos, para designar grupos de protestantes americanos que passaram a se nomear de “fundamentalistas”, por seguirem os fundamentos e princípios da religião e, assim, diferenciavam-se de outros protestantes que, na visão dos primeiros, estariam desvirtuando a “verdadeira” fé ou prática religiosa. Desta forma, analisa-se como o termo, com origem cristã, passou a ser relacionado com a religião muçulmana. Reflete-se, também, sobre o assunto no ensino de História, visto que a construção a respeito do tema “fundamentalismo” e intolerância religiosa permeia as relações estabelecidas em sala de aula. Para tanto, utiliza-se como fonte de análise a coleção de livros didáticos História, Sociedade & Cidadania, escrita por Alfredo Boulos Júnior, disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Distribuição de Livros Didáticos (PNLD), que tem por objetivo “subsidiar o trabalho pedagógico dos professores” através da distribuição gratuita de livros aos estudantes do Ensino Básico. Observa-se a forma como o conceito “fundamentalismo” aparece nos livros e quais as relações que existem entre o Islã, os muçulmanos e o conceito em questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.