A liberdade religiosa nas proposições de deputados evangélicos da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n2.41805Resumo
Neste artigo, buscamos compreender a forma como os discursos sobre liberdade religiosa estão presentes nas proposições de quatro deputados evangélicos na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP). O corpus documental analisado é composto por oito matérias legislativas apresentadas pelos referidos deputados ao longo da 17ª legislatura (2015-2018). A seleção dos dados ocorreu a partir da tabulação de toda a produção legislativa, em que se observou a presença do discurso sobre a liberdade religiosa como forma de defesa de interesses oriundos do campo religioso. Os resultados apontam que a defesa dessa liberdade é acionada nos projetos e requerimentos, implicando na reivindicação de três pautas: (1) a não intervenção do Estado na atividade das Igrejas e na liberdade de crença; (2) o protagonismo da família ante a educação pública; (3) a liberdade religiosa em detrimento da liberdade de expressão. Os valores defendidos pelos deputados nas proposições analisadas se apresentam como conservadores no campo da moral, contra a discussão das questões de gênero e em defesa do poder da família sobre a educação, e utilizam o discurso da liberdade religiosa em detrimento da liberdade de expressão, desta forma, agem para defender os interesses de suas confissões religiosas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.