Do púlpito ao palanque: o argumento da liberdade religiosa e a cura gay em perspectivas evangélicas conservadoras
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n1.42067Resumo
O presente trabalho objetiva demonstrar como se constroem discursos evangélicos conservadores sobre as homossexualidades e transexualidades. Para tal, nos concentraremos, num primeiro momento, em interpretações bíblicas que embasam posicionamentos discriminatórios contra as pessoas LGBTIQ, associando as homossexualidades e transexualidades a comportamentos pecaminosos e condenáveis aos olhos de Deus. Veremos, também, como esses posicionamentos ganham força e extrapolam o campo religioso, alcançando espaço no campo político e midiático, por meio da bandeira da defesa da família. Em seguida, demonstraremos as formas pelas quais a atividade pastoral é instrumentalizada para trabalhos de reorientação sexual dentro das igrejas apoiados no argumento da liberdade religiosa e, também, sobre como esses mesmos códigos são utilizados na tentativa de (re)patologização das sexualidades desviadas por meio de iniciativas que buscam permitir que psicólogos atendam pessoas que desejam mudar sua orientação sexual, colocando, assim, desafios à laicidade brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.