Censo Espírita 2017: um estudo sobre Assistência Social em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n2.48168Resumo
A Federação Espírita Catarinense organizou um censo institucional, em 2017, buscando mapear as atividades desenvolvidas nos Centros Espíritas a ela filiados. A assistência social foi um dos temas pesquisados, já que esta se afigura como um dos pilares do espiritismo, através do conceito de caridade. Este trabalho propõe-se a apresentar os dados investigados relativos à esta área, tendo como base o estado de Santa Catarina. Para mapear este campo de atividades, quatro questões principais foram realizadas: quais as atividades assistenciais desenvolvidas; com que frequência; quantas são as pessoas beneficiadas; e quantos são os trabalhadores. Na análise das 92 instituições espíritas pesquisadas, foram utilizadas estatísticas descritivas e inferenciais. Esses dados ajudam a corroborar uma concepção, já desenvolvida em outros trabalhos sobre o tema, em que se observa: uma ênfase no assistencialismo, através da doação de roupas e alimentos; uma associação entre trabalho assistencial “doutrinário” e mediúnico; uma baixa integração dos centros espíritas com a rede socioassistencial do município e do estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.