“Tocai a trombeta entre as nações”: Dia do Evangélico e a construção de uma cultura pública evangélica

Autores

  • Frank Antonio Mezzomo Unespar, Campo Mourão
  • Cristina Satie de Oliveira Pataro Unespar, Campo Mourão
  • Lara Pazinato Nascimento Unespar, Campo Mourão
  • Lucas Alves da Silva Unespar, Campo Mourão
  • Brandon Lopes dos Anjos Unespar, Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n2.50297

Resumo

Este artigo analisa o “Dia do Evangélico”, evento realizado em Campo Mourão (PR), problematizando como grupos evangélicos têm se articulado para se inserir como integrantes e constituintes da cultura pública brasileira. Por meio de levantamento da observação do evento e da coleta de materiais como fotos, anotações em diário de campo, gravações de áudio dos discursos dos ministrantes, além da realização de entrevistas com participantes no decorrer da programação festiva, foi possível perceber elementos que compõem estratégias e modus operandi de evangélicos para garantir reconhecimento no espaço público. Percebemos que o processo de secularização dos espaços públicos, tal como foi pensado a partir do ideal republicano, vem assumindo outras características no solo brasileiro, no qual a religião avança e passa a compor e ganhar legitimidade no cenário público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frank Antonio Mezzomo, Unespar, Campo Mourão

Doutor em História (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento e do Mestrado em História Pública da Unespar, Campus de Camo Mourão.

Cristina Satie de Oliveira Pataro, Unespar, Campo Mourão

Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) e do Mestrado em História Pública (PPGHP) da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão. Doutora em Educação (USP).

Lara Pazinato Nascimento, Unespar, Campo Mourão

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão.

Lucas Alves da Silva, Unespar, Campo Mourão

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD/Unespar).

Brandon Lopes dos Anjos, Unespar, Campo Mourão

Graduando em História na Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

MEZZOMO, F. A.; PATARO, C. S. de O.; NASCIMENTO, L. P.; SILVA, L. A. da; ANJOS, B. L. dos. “Tocai a trombeta entre as nações”: Dia do Evangélico e a construção de uma cultura pública evangélica. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 651–672, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n2.50297. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/50297. Acesso em: 16 abr. 2024.