“Tocai a trombeta entre as nações”: Dia do Evangélico e a construção de uma cultura pública evangélica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n2.50297Resumo
Este artigo analisa o “Dia do Evangélico”, evento realizado em Campo Mourão (PR), problematizando como grupos evangélicos têm se articulado para se inserir como integrantes e constituintes da cultura pública brasileira. Por meio de levantamento da observação do evento e da coleta de materiais como fotos, anotações em diário de campo, gravações de áudio dos discursos dos ministrantes, além da realização de entrevistas com participantes no decorrer da programação festiva, foi possível perceber elementos que compõem estratégias e modus operandi de evangélicos para garantir reconhecimento no espaço público. Percebemos que o processo de secularização dos espaços públicos, tal como foi pensado a partir do ideal republicano, vem assumindo outras características no solo brasileiro, no qual a religião avança e passa a compor e ganhar legitimidade no cenário público.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.