O sagrado selvagem e a teologia radical do presbiteriano Richard Shaull: aproximações possíveis
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2021v18n1.52424Resumo
O estudo se propõe a analisar o conceito do Sagrado Selvagem, sistematizado pelo sociólogo francês Roger Bastide, relacionando-o à chamada Teologia Radical, a partir de um dos seus maiores expoentes, o missionário norte-americano Richard Shaull. Vinculado à Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, o teólogo permaneceu no Brasil durante uma década, exercendo atividade na docência do Seminário Presbiteriano do Sul na cidade de Campinas em São Paulo, e sobretudo, uma forte atuação política em meio aos movimentos estudantis de esquerda. Entre os anos de 1952 e 1962, período de grande efervescência político-social no Brasil e no mundo, quando as sociedades latino-americanas experimentavam o que foi denominado como “processo revolucionário”, Richard Shaull “sacudiu” as estruturas conceituais acerca do ideário político social predominante no meio protestante de então ao propor que os cristãos e as igrejas tomassem parte ativa no movimento revolucionário em curso, contribuindo para a superação das desigualdades sociais tão características das sociedades em desenvolvimento, como a brasileira. A partir de uma breve revisão bibliográfica, buscamos compreender em que medida a radicalização teológica de Richard Shaull consistiu numa expressão do sagrado selvagem no que tange à sua característica de rompimento com as estruturas institucionais estabelecidas e “domesticadas”, expressas sobretudo na dicotomia mundo-igreja, tão marcante na Teologia do meio protestante daquela época.
Palavras-chave: Sagrado Selvagem. Protestante. Teologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.