"Seu Tranca Rua que é dono da gira”: uma análise antropológica sobre Exus e Pombagiras no Terreiro Mina Nagô Cabocla Mariana e Tapinaré das Matas, nordeste paraense
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n2.54105Resumo
Este Artigo propõe apresentar uma breve genealogia do percurso histórico sobre os estudos antropológicos acercas das religiões de matriz africana no Pará, apontando caminhos no percurso bibliográfico para refletir sobre os Exus e Pombagiras no contexto paraense, especificando a zona bragantina, especialmente na cidade de Igarapé-Açu. Ao se tratar da metodologia, foi feita uma resumida revisão bibliográfica sobre as religiosidades afro-brasileiras em “águas” paraenses, juntamente com um ensaio etnográfico no Terreiro Mina Nagô Cabocla Mariana e Tapinaré das Matas, interior do Estado, para minimamente descrever os códigos culturais desenvolvidos, reinventados e ressignificado pelo povo da rua no Terreiro em questão. Percebe-se que as simbologias e os contextos dinâmicos que envolvem estas entidades transitam em binaridades como bem e mal, sagrado e profano, luz e sombra, construindo assim identidades fronteiriças, marginais e transgressoras.
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