Brazilian inpatients perspectives on spirituality, religiosity and the healthcare relationship regarding spirituality and religiosity in a university hospital
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2021v18n1.54220Resumo
O cuidado espiritual e religioso vem sendo considerado essencial para superar o sofrimento ligado à doença. OBJETIVO: Investigou-se em uma amostra de 25 pacientes brasileiros internados em enfermarias médicas e cirúrgicas de um hospital universitário as preferências sobre espiritualidade/religiosidade (S/R) no atendimento prestado. MÉTODO: Utilizou-se uma abordagem etnográfica, analisada pelo discurso do sujeito coletivo. RESULTADOS: Os resultados mostraram que, para os pacientes entrevistados, as necessidades médicas e a relação com a equipe de saúdeforam mais importantes do que o atendimento relacionado à S/R e alguns deles consideraram a enfermaria um local inadequado para falar sobre S/R. CONCLUSÃO E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA: Esses achados enfatizam o papel do relacionamento equipe-saúde nos cuidados sobre a necessidade de inserir a abordagem S / R e indicam que é urgente um melhor entendimento sobre as preferências pessoais dos pacientes para o aprimoramento da prática clínica e a educação em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.